Por Joacir Rufino de Aquino & Raimundo Inácio da Silva Filho - Professores e pesquisadores da UERN/Assú)
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora, no corrente mês, o aniversário de 50 anos de existência de uma das instituições de ensino superior mais relevantes do interior do estado: o Campus Avançado de Assú (CAA).
O CAA foi criado em 20 de setembro de 1974 através do Ato Executivo de n.º 0007/74/CP/FURRN, durante o governo de José Cortez Pereira de Araújo, sendo o primeiro Campus da UERN instalado fora da sede no município de Mossoró. Desde então, sua trajetória foi sempre marcada pelo compromisso em prol da educação superior pública, gratuita e de qualidade.
Ao completar meio século, o CAA-UERN chega ao ano de 2024 mais fortalecido e estruturado, embora ainda carente de espaços físicos mais amplos. Atualmente, oferta cursos de pós-graduação e tem seu foco em seis Cursos de Graduação presenciais nas áreas de: Ciências Econômicas (bacharelado), Geografia (licenciatura), História (licenciatura), Letras Língua Portuguesa (licenciatura), Letras Língua Inglesa (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura).
As atividades desses cursos são desenvolvidas e operacionalizadas por 60 professores entre efetivos e contratados e 29 técnicos efetivos e cedidos, que atendem 1.017 universitários/as, provenientes de mais de 30 municípios potiguares.
No decorrer de sua história, o CAA-UERN tem deixado um legado marcante, tendo formado cerca de 4.000 alunos. Note-se, também, que enquetes realizadas junto aos alunos regularmente matriculados no CAA mostram que o acesso à graduação, além de ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho, é um “divisor de águas” em suas vidas. Isto porque, na maioria dos casos, eles são os primeiros de suas famílias a terem acesso à Educação Superior.
Outro legado importante do nosso aniversariante é sua contribuição para a geração de novos conhecimentos. Todos os anos, dezenas de monografias e artigos científicos são produzidos sobre múltiplos aspectos da realidade social, gerando conhecimentos valiosos que podem ser utilizados para subsidiar políticas públicas.
Mas, apesar dos bons resultados alcançados até aqui, é preciso reconhecer que o CAA-UERN enfrenta muitos desafios. A criação de novos cursos de graduação tem sido uma demanda recorrente da população, bem como a necessidade de ampliação do quadro de professores efetivos concursados para fortalecer os cursos já existentes. De igual importância são as reinvindicações de nossos estudantes por avanços na infraestrutura. Dentre estas, vale citar a mobilização pela construção e implantação de um restaurante universitário e a melhoria das condições de acesso à internet no Campus, algo essencial para o bom desempenho das atividades de ensino e aprendizagem no período técnico-científico-informacional que vivenciamos.
Essas e outras demandas estão na ordem do dia e precisam ser atendidas por meio de recursos orçamentários que vão potencializar os trabalhos realizados. De fato, existem muitas justificativas para buscar novos investimentos estruturantes. A área geográfica onde o CAA está situado atravessa rápidas transformações socioespaciais e apresenta um grave déficit nos seus estoques de capital humano.
Apenas para ilustrar, as mais recentes estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualizadas em 15 de julho de 2024, indicam que em Assú, município polo regional, existem 45.432 pessoas aptas a votar no próximo mês. Desse total de eleitores, apenas 2.892 (6,4%) declararam que tinham o ensino superior completo.
Tal carência de formação superior, que provavelmente se repete nas demais localidades, sinaliza que o Campus Avançado de Assú (CAA) tem muito ainda a contribuir no presente e no futuro.
Portanto, ao comemorarmos o seu aniversário de 50 anos, compete-nos agradecer por seu papel fundamental na luta pela promoção do desenvolvimento sustentável do Vale do Açu e de sua área de abrangência territorial. Além disso, ficamos na torcida para que a sociedade e a classe política potiguar renovem o compromisso em defesa da valorização e fortalecimento dessa unidade estratégica da UERN, que já mudou para melhor a vida de muita gente e vai continuar mudando.
- O blog também está no Instagram
Postado em 15/09/2024 às 12:00 - Artigo originalmente publicado no jornal O Mossoroense (11/09/2024)