31/07/2024

Academia Assuense de Letras é recebida pelo Conselho Estadual de Cultura

Nesta terça feira (30), a Academia Assuense de Letras (AAL) foi recebida por membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC), na sede do Conselho, em Natal.

Representando a AAL estiveram presentes a presidente Auriceia Antunes de Lima e os confrades Francisco das Chagas Pinheiro, Fernando Caldas, Maria do Perpétuo  Socorro Wanderley, Raimundo Inácio da Silva Filho, Tállison Ferreira e Francisco Costa.

O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Valério Mesquita, recepcionou o grupo com um tradicional chá da tarde. Em seguida, acadêmicos e conselheiros ocuparam o salão nobre onde foram tecidas considerações recíprocas.

Auriceia Antunes destacou a importância do encontro para o fortalecimento das ações de preservação da cultura potiguar, enquanto que Mesquita ressaltou o protagonismo da Academia Assuense de Letras nesse tipo de encontro no CEC.

No final do encontro, a presidente da instituição assuense presenteou o Conselho com uma tela do artista plástico e acadêmico Gilvan Lopes.

Por Alderi Dantas, 31/07/2024 às 00:03 - Fotos: Reprodução

30/07/2024

Governo do RN inicia etapa final de construção da Barragem Oiticica

O Governo do Estado iniciou a última etapa do projeto de construção da Barragem Oiticica, terceiro maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte. Projetado para garantir segurança hídrica ao Seridó, o vão possui 180 metros de largura e quase 15 metros de altura e garante o abastecimento de água para mais de 300 mil habitantes.

Parte integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, popularmente conhecida como Transposição de Águas do São Francisco, o reservatório tem capacidade para acumular 598 milhões de metros cúbicos, ficando atrás apenas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (2,37 bilhões), construída no mesmo leito do Rio Piranhas-Açu, há 40 anos; e a Santa Cruz do Apodi (599,7 milhões m³).

Iniciadas desde 2013, as obras passaram por adequações não apenas técnicas e físicas, mas também de questões sociais ao longo do tempo. “Foi preciso fazer estrada de contorno que não existia, trazer energia elétrica que não existia, e fazer agrovilas que não existiam, entre outras coisas”, explica o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella.

Por isso o cuidado em nomear o projeto não somente como a construção de uma barragem, mas de um conjunto de obras chamado Complexo Oiticica, que inclui a barragem, os reassentamentos urbanos (Nova Barra de Santana) e rurais (Agrovilas), construção de estradas, eletrificação e demais obras complementares.

A comunidade Nova Barra de Santana e a primeira das agrovilas – a Raimundo Nonato – em Jucurutu, já foram entregues. As outras duas, Jardim de Piranhas e São Fernando, estão em fase de construção. “É um complexo hidrossocial, é assim que a gente tem tratado”, afirma Varella.

Ainda segundo o secretário, a governadora Fátima Bezerra buscou os recursos adicionais para implementar o que era necessário para a obra. O valor total do empreendimento é de mais de R$750 milhões, advindos de verba federal, com contrapartida do Governo do Estado.

Além da Barragem Oiticica, também estão em andamento o Ramal do Apodi, que vai levar água da transposição para o Oeste Potiguar, e o sistema adutor do Seridó.

Por Alderi Dantas, 30/07/2024 às 23:15 - Fotos: Reprodução/SecomRN

Urgente, prefeitura do Assu dar sinais de “aperreio” financeiro

Há um grande cheiro de fumaça no ar. E onde há fumaça, há fogo. E a fumaça está escapando nos últimos dias por várias fogueiras, algumas já em pleno processo de queima nos grupos de WhatsApp e outras nas casas dos assuenses. Mas, todas apontam para um único grande fogo: a gestão de Gustavo Soares e os sinais de “aperreio” financeiro na prefeitura do Assu.

Pois é, o prefeito Gustavo Soares que costumava jogar fogo na oposição com o discurso de que a sua gestão era uma das mais equilibradas financeiramente do Estado vive uma fase de pular fogueiras.

O fogo começou a subir quando o prefeito solicitou autorização da Câmara de Vereadores para tomar empréstimos financeiros, mas a primeira grande onda de fumaça veio ao público visivelmente no último mês de maio com o corte de parte das atrações artísticas anunciadas pelo próprio prefeito para a programação do São João 2024.

E de fogueira em fogueira, o ambiente tem ficado turvo a cada mês com a suspensão aos beneficiários do fornecimento dos produtos do Vale Cidadão por parte dos supermercados da cidade e as notícias que circulam é de que o fato se dar em razão de atraso no pagamento por parte da prefeitura.

Publicamente, o prefeito parece fazer ouvidos de mercador para tudo o que ocorre. Porém, a chama esclarecedora sobre os sinais de “aperreio” financeiro veio quando o prefeito decidiu jogar o fogo na porta dos cidadãos com o envio do IPTU 2024 antecipado. A prefeitura em uma situação que demonstra total desespero financeiro emitiu o IPTU 2024 com dois meses de antecedência quando comparado com o ano de 2023, obrigando o cidadão a pagar a taxa duas vezes em menos de um ano.

Por Alderi Dantas, 30/07/2024 às 14:19 - Fotos: Reprodução

29/07/2024

Assu: convenção homologou primo do prefeito para sucedê-lo na disputa pela prefeitura

O partido Republicanos, em Assu (RN), realizou sua convenção partidária na noite de sábado (27) e homologou as candidaturas de Luís Eduardo, o “Lula Soares” (Republicanos) para prefeito e de Isabela Morais (PT) para vice, na disputa pelo comando da prefeitura do Assu.

Na linha do horizonte político, Luís Eduardo foi trazido para disputa chamado pelo primo: o atual prefeito Gustavo Soares e o rolo compressor da prefeitura, que está e se fará presente em todas as estratégias na busca de quebrar resistências e eleger mais um membro da mesmíssima família que acumula mandatos na prefeitura do Assu com Ronaldo Soares (14 anos de mandato), José Maria (8 anos), Lourinaldo Soares (4 anos), Gustavo Soares (8 anos).

O ato oficializou a primeira candidatura à prefeitura do Assu nas eleições de 2024 e contou com as presenças do governador em exercício Walter Alves e do deputado federal Robinson Faria.

Por Alderi Dantas, 29/07/2024 às 16:36 - Fotos: Reprodução

23/07/2024

Álvaro Dias tenta “engordar” campanha de Paulinho Freire com bate boca sobre a engorda de Ponta Negra

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), usou a distribuição de remédios não comprovados contra pandemia como bandeira política para a sua reeleição e, agora, tenta usar a engorda da praia de Ponta Negra como remédio para o crescimento eleitoral do candidato a sua sucessão nas eleições de 06 de outubro, Paulinho Freire (União Brasil).

Álvaro Dias, no entanto, tem se mostrado desesperado  e o motivo não é apenas porque o Idema tem cobrado as informações técnicas da prefeitura de Natal para liberar a licença ambiental da obra da engorda de Ponta Negra. O destempero é também porque o governo Fátima e a direção do Idema têm evitado politizar o debate.

Álvaro Dias já liderou uma invasão ao Idema levando a tiracolo assessores, vereadores e o deputado federal Paulinho Freire, pré-candidato à prefeitura. Já deu murros na mesa para acusar indevidamente o PT, O IDEMA e a governadora do Estado de atuarem politicamente no caso quando é ele que tenta usar a política para ganhar a opinião pública.

Por último, o prefeito de Natal busca dias de glórias usando a via judicial e o resultado foi um novo chilique. Em nota, o Idema enfatizou que foi notificado da decisão e encaminhou o documento à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para “providenciar a resposta ao Poder Judiciário”.

Para quem colocou em risco milhares de vidas em Natal defendendo o uso de um remédio sem comprovação científica para tratamento da covid-19 num cenário de pandemia, o prefeito da cidade parece o velho personagem canastrão daquela novela antiga escalada como a próxima atração do Vale a pena ver de novo.

 Por Alderi Dantas, 23/07/2024 às 16:49 - Fotos: Reprodução

22/07/2024

George Soares está impedido de participar de convenções, caminhadas, arrastões, propagandas eleitorais ou qualquer outro ato político

Empossado na quarta-feira (17), conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), o agora ex-deputado estadual, George Soares, deu adeus à política.

Na nova função, George está impedido de participar de convenções, caminhadas, arrastões, propaganda política eleitoral ou qualquer outro ato ligado as eleições partidárias para o estado e/ou municípios, visto que se aplicam aos conselheiros as mesmas vedações suportadas pelos magistrados e, dentre elas, está a proibição de se dedicarem a atividades político-partidárias (artigo 95, parágrafo único, III da CF), afinal os conselheiros possuem entre outras funções a de julgamento das contas públicas.

LULA E GEORGE DE MÃOS DADAS

No entanto, ignorando a nova posição do primo George Soares, o pré-candidato a prefeito de Assu (RN), Luís Eduardo, o “Lula Soares”, mantém o conselheiro do Tribunal de Contas do RN na sua propaganda político eleitoral em seu perfil no Instragam, sugerindo que eles estão de mãos dadas.

 Por Alderi Dantas, 22/07/2024 às 16:16 - Fotos: Reprodução

19/07/2024

Candidatos a prefeito de Assu poderão gastar pouco mais de R$ 400 mil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os limites de gastos das campanhas para prefeito e vereador nos municípios brasileiros referentes às eleições municipais de outubro deste ano.

Os valores equivalem aos adotados nas eleições de 2016, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — conforme fixado por lei.

Os candidatos que desrespeitaram os limites de gastos fixados para cada campanha terão de pagar multa equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto definido, e podem ser enquadrados no crime de abuso de poder econômico.

Em Assu, o limite será de R$ 429.232,77 para prefeito e R$ 53.676,11para vereador.

Segundo a Lei das Eleições, serão contabilizadas nos limites de gastos as despesas efetuadas pelos candidatos e pelos partidos que puderem ser individualizadas.

Por Alderi Dantas, 19/07/2024 às 20:39 - Foto: Rafael Aleixo/g1

17/07/2024

Vivaldo Costa, de Caicó, toma posse na vaga deixada por George Soares

Prestigiada por um grande número de lideranças seridoenses, a posse do deputado estadual Vivaldo Costa (PV) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aconteceu em ato solene conduzido pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (17).

O deputado retorna ao parlamento estadual para cumprir o seu décimo mandato parlamentar, sendo o mais longevo da Casa. Na sequência, os deputados José Dias (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB) são os que têm o maior número de mandatos. O Papa, como é mais conhecido, chega de volta à Casa com a vaga aberta após a renúncia do deputado George Soares (PV), que foi para o Tribunal de Contas do RN (TCE).

Vivaldo relembrou na sua posse o início da vida pública, pelas mãos do então governador do RN, Dinarte Mariz. "Quero continuar trabalhando por todo o povo e priorizar mais ainda as questões do Seridó, fortalecendo sua voz aqui na Assembleia Legislativa", finalizou.

Por Alderi Dantas, 17/07/2024 às 22:16 - Foto: Reprodução AL

ProMulher chama atenção para número de feminicídios no RN em julho

Em virtude do aumento de casos de feminicídio no Rio Grande do Norte, nos últimos dias, a Procuradoria Especial da Mulher (ProMulher) da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) alerta a população para a importância do debate e conscientização em torno do combate à violência contra as mulheres.

“Nós tivemos três mortes chocantes de mulheres, aqui no Estado, na última semana. E todos os crimes têm como principais suspeitos os ex-companheiros das vítimas. Infelizmente, essa ainda é uma realidade que precisamos enfrentar cada vez com mais força e união, pois, nós, mulheres, merecemos ser livres para fazer nossas próprias escolhas”, disse a Procuradora Especial da Mulher na ALRN, deputada Cristiane Dantas (foto).

Os casos citados pela deputada foram as mortes de Maria das Graças Leocádio, 40 anos, em Santana dos Matos, em 10 de julho; Daiane do Nascimento, de 31 anos, em Serra Negra do Norte, no dia 11 de julho; e Paloma Ferreira Gomes, no dia 14 de julho, em Patu, um dia antes de completar 25 anos.

Segundo dados da Semjidh (Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos), foram contabilizados, até o dia 14 deste mês, três casos somente em julho; enquanto, em 2023, nenhum caso foi contabilizado no mesmo mês. Os casos notificados totalizaram 13, nos sete primeiros meses do ano passado; e 12 até agora, em 2024.

A parlamentar Cristiane Dantas opinou que, para mudar esse quadro, é preciso aprimorar a Justiça, combater o machismo estrutural e empoderar as mulheres, “para que tenham condições de sair de relações tóxicas, evitando, assim, que o pior aconteça”.

Por Alderi Dantas, 17/07/2024 às 21:02 - Foto: Reprodução AL

16/07/2024

George Soares se despede do mandato de deputado e cadeira fica com Vivaldo Costa, de Caicó

Após ser eleito pela Assembleia Legislativa para o cargo em vacância de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no último mês de junho, o deputado estadual George Soares (PV) despediu-se nesta terça-feira (16) da Assembleia Legislativa.

Durante discurso em sessão ordinária, o parlamentar relembrou sua trajetória na Casa e elencou ações do seu mandato, destacando o encaminhamento de mais de 1.500 requerimentos, a criação de 111 leis e 130 emendas ao longo dos quase 14 anos como deputado estadual que na sua visão impactaram a vida de muitos norte-riograndenses, em especial à população do Vale do Assu.

George encerrou seu discurso agradecendo à Governadora Fátima Bezerra (PT), aos deputados estaduais, aos prefeitos parceiros, ao povo do Rio Grande do Norte e à sua família.

Após o pronunciamento, George foi saudado pelos demais parlamentares em plenário. O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), enalteceu a trajetória parlamentar de Soares. “Marcou a sua passagem nessa Casa pela seriedade, capacidade e entusiasmo político que tem. Herdou da família o dom da boa política”, afirmou Ezequiel.

Com a eleição de George Soares ao TCE, O ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-deputado estadual Vivaldo Costa (PV), de Caicó, voltará a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa aos 84 anos de idade. Ele terminou como 1º suplente nas eleições de 2022 e vai herdar a vaga deixada por George Soares.

Por Alderi Dantas, 16/07/2024 às 14:29 - Foto: Reprodução AL

15/07/2024

Assu terá Vanessa e Fabielle versus Luís Eduardo e Isabela Morais na disputa pela prefeitura

Anunciadas publicamente as duas chapas que vão a disputa pelo comando da prefeitura do Assu (RN), abrem-se as comportas das águas quentes da campanha que começa em breve. Agora, sim, temos as chapas completas: Vanessa e Fabielle; Luís Eduardo (Lula) e Isabela Morais.

Na oposição, o ex-prefeito Ivan Júnior que perdeu o último pleito municipal por cinco votos, abriu espaço ao nome da sua esposa Vanessa e na situação, o prefeito Gustavo Soares chamou o primo Luís Eduardo, filho do ex-prefeito Lourinaldo Soares (1993 - 1996).

Não é preciso ser adivinho para perceber que o primo do prefeito Gustavo Soares, o odontólogo Luís Eduardo (Lula), filiado ao partido Republicano, entrou na disputa pelo rolo compressor da Prefeitura, que por boa vontade de quem detém a chave do cofre – seu primo – recebeu na primeira fase o comando da secretaria de Saúde e, na segunda fase, da Assistência Social, lugares que lhe deu visibilidade para a pré-campanha cujo discurso tenta abrigar a fatura do “vale cidadão” e do “cheque reforma”.

Mas, o mais curioso da campanha em Assu está no campo das vices. Fabielle Bezerra – atual vice-prefeita rompida com o prefeito – que hoje está de volta onde nasceu, e, Isabela Morais, cravada na disputa como querer da própria mãe, a sindicalista Inês Almeida e, principalmente, pelo empurrão da governadora Fátima Bezerra.

Sob essa esgarçada estrutura de nomes, enquanto a campanha não começa, o “me engana que eu gosto” vem sendo o “Elas querem ouvir”, de Vanessa e Fabielle e o “Avança + Assú”, de Luís Eduardo (Lula) e Isabela Morais.

Por Alderi Dantas, 15/07/2024 às 23:36

14/07/2024

Paróquia divulga resultado financeiro da festa de São João do Assu 2024

O padre Carlos Ítalo - dirigente da paróquia de São João Batista do Assu, apresentou oficialmente no final da celebração deste domingo (14) o resultado financeiro da festa de São João Batista 2024.

A paróquia arrecadou com todas as atividades ligadas a festa um valor bruto de R$ 258.998,37. Porém, somada a arrecadação e extraída as despesas no total de R$ 19.574,15, o valor líquido é de R$ 239. 424,22. Desse total, a paróquia repassa 10% para o Seminário de Santa Terezinha (instituição da diocese de Mossoró formadora de seminaristas e padres) – conforme acordo estabelecido entre todas as paróquias, ou seja, R$ 23.942,00, ficando um saldo de R$ 215.482,22.

Por Alderi Dantas, 14/07/2024 às 22:11 - Foto: Reprodução/Youtube PSJB

12/07/2024

Tal Pai, Tal Filho: George repete o pai ao abandonar mandato de deputado estadual

Ao colocar o seu nome a disposição e ser eleito para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, O irmão do prefeito Gustavo Soares, de Assu, o deputado George Soares segue o mesmo caminho trilhado pelo seu pai, Ronaldo Soares, que eleito em 1998 abandonou o mandato de deputado estadual em 2000, deixando também um vácuo na representatividade política do Assu e região na esfera estadual.

O deputado estadual George Soares (PV) foi eleito no último dia 26 de junho, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), para uma das vagas de indicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em disputa acirrada por 12 votos favoráveis, contra 11 votos de Gustavo Carvalho (PSDB) e 01 voto nulo.

Para o lugar de George Soares na Assembleia, o suplente Vivaldo Costa (PV), de Caicó, será convocado para assumir o mandato.

O Tribunal de Contas é composto atualmente por sete conselheiros, responsáveis, entre outras atividades, por julgar as contas dos gestores do estado e dos municípios do Rio Grande do Norte. O salário para o cargo fica próximo dos R$ 42 mil.

Por Alderi Dantas, 12/07/2024 às 16:04 - Foto: Reprodução

Índice revela atraso de Assu em qualidade de vida e desenvolvimento socioambiental

Na publicação do primeiro Índice de Progresso Social (IPS), aplicado a todos 5.570 municípios brasileiros e divulgado na semana passada, o município de Assu amarga a 84º posição dos 167 municípios do Rio Grande do Norte e 3.243º dos 5.570 municípios brasileiros, revelando o atraso de Assu em qualidade de vida e desenvolvimento socioambiental.

O IPS Brasil é a primeira aplicação da metodologia internacional Social Progress Imperative, desenvolvida em 2013 por pesquisadores da Harvard Business School, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Fundação Avina.

O IPS é um índice mais abrangente que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede renda, educação e saúde. O cálculo do IPS, na versão 2024, mede 57 indicadores.

Acesse AQUI o resultado completo do município de Assu.

Por Alderi Dantas, 12/07/2024 às 15:01 - Foto: Reprodução

11/07/2024

Comissão de estudos sobre criação de diocese faz primeira reunião no dia 18

Acontece na próxima quinta-feira, 18, a primeira reunião da comissão de estudos que avaliará a viabilidade estrutural, econômica, religiosa e cultural da provável diocese das regiões do Vale do Açu e Salineira, com sede em Assu.

Após a finalização do estudo, o documento é apresentado para a Santa Sé, no Vaticano. O arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso, estima que até o fim do ano seja concluído o projeto. Em seguida, será encaminhado a Roma para ser aprovado, o que deve demorar mais um ano. Em 2026, é divulgado o resultado.

A Comissão anunciada durante a Missa Solene de encerramento da festa de São João Batista, em Assu, no dia 24 de junho, é composta pelos padres Carlos Ítalo Aires Nogueira, Manoel Pereira Henrique de Araújo Neto, Possídio Lopes dos Santos Neto e Flávio Augusto Forte Melo.

A igreja católica estuda a possibilidade da criação de duas novas dioceses no Rio Grande do Norte, com sedes em Santa Cruz e Assu.

Por Alderi Dantas, 11/07/2024 às 22:14 - Foto: Reprodução

Neoenergia Cosern remove mais de 2 toneladas de cabos irregulares em postes nas ruas de Assu

A Neoenergia Cosern retirou 8,03 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares dos postes da rede elétrica em 17 municípios potiguares no primeiro semestre de 2024. Assu lidera a lista com o maior volume de fios irregulares de telefonia e de internet removidos, num total de 2.197,8 kg.

Na sequência vem Mossoró (1.038,2 kg), Campo Redondo (1.000 kg), Natal (572,6 kg), Lagoa Nova (550 kg) e Ceará-Mirim (473,6 kg).
 
A ação reforça à segurança da população, reduz poluição visual nas ruas e elimina cabos irregulares de internet e telefonia que representam risco à estrutura dos postes.

Nas próximas semanas, novas ações estão programadas para diversas cidades potiguares.

Por Alderi Dantas, 11/07/2024 às 14:55 - Foto: Reprodução