31/07/2020

#CancelaEnem: Estudantes pedem cancelamento da prova após regra de usar máscaras

Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgar, nesta sexta-feira (31/7), que os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão que usar máscaras, os estudantes usaram as redes sociais para demonstrar descontentamento com a medida.

No Twitter, a hashtag #cancelaenem chegou ao topo dos assuntos mais comentados na rede. Os candidatos demonstraram descontentamento, porque, segundo eles, a obrigatoriedade da máscara mostra que a pandemia não estará controlada até a data da prova e que haverá risco de contaminação.

O Enem 2020 foi adiado para janeiro devido à pandemia do novo coronavírus. Em consulta pública feita pelo Ministério da Educação (MEC), porém, os estudantes tinham escolhido que a nova data fosse só em maio.

O edital da prova foi publicado nesta sexta-feira (31/7) no Diário Oficial da União (DOU). Além do uso obrigatório de máscaras durante as cinco horas de prova, o edital trás recomendações sobre distanciamento social durante a prova.

Por Alderi Dantas, 31/07/2020 às 21:54

30/07/2020

Aulas presenciais no RN não devem retornar em agosto, avalia secretário de Educação

Os comitês setoriais da Educação e o de Segurança da Saúde do Governo do RN voltaram a se reunir nesta quarta-feira, 29, e a avaliação feita foi a mesma da reunião anterior: não há condições para o reinício das aulas presencias no dia 17 de agosto como estava previsto.

"A avaliação é unânime. As condições para retornar dia 17 de agosto não são favoráveis. É preciso aguardar uma melhoria mais efetiva no quadro da pandemia para voltarmos com segurança. Precisamos esperar o momento certo para voltar, mas não será antes do final de agosto. Educação é direito de todos e a gente quer preservar, mas só retornaremos com segurança por que isso significa mais de um milhão de pessoas voltando a circular em todo o Estado", enfatizou.o secretário de Estado da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques, na entrevista coletiva nesta quinta-feira (30) para atualização de dados e prestação de contas das ações da gestão estadual no enfrentamento à Covid-19.

Getúlio ainda informou que as prefeituras não têm prerrogativa para autorizar o funcionamento presencial das escolas privadas. Segundo o secretário, "Especialmente aquelas que têm ensino médio, que é competência do Estado e do Conselho Estadual de Educação. As prefeituras podem deliberar sobre o ensino fundamental e a educação infantil".

Por Alderi Dantas, 30/07/2020 às 14:48

29/07/2020

Bolsonaro e Salles “passaram a boiada” no meio ambiente durante a pandemia, mostra estudo

Um estudo feito pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o Instituto Talanoa mostra que, durante a pandemia do coronavírus, o “passar a boiada” defendida pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de fato aconteceu.

Os dados mostram que o governo Bolsonaro acelerou a publicação de atos relacionados ao setor nos meses de maior crescimento dos casos de covid-19 no país.

O Executivo publicou 195 atos no Diário Oficial —entre eles, portarias, instruções normativas, decretos e outras normas — relacionados ao tema ambiental. Nos mesmos meses de 2019, foram apenas 16 atos publicados.

Os atos do Executivo, de forma geral, servem para direcionar o cumprimento das leis e complementar sua aplicação. No entanto, a análise feita pelo estudo também aponta que algumas instruções cria brecha na legislação. Um exemplo é a instrução normativa 4/2020 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que, na prática, facilita a expulsão de índios e quilombolas dessas áreas.

Por Alderi Dantas, 29/07/2020 às 16:44 - FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

28/07/2020

Usos da água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves - para atividades com outorga - será ampliado

Com a melhora das condições de chuvas na bacia do rio Piranhas-Açu, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior açude do RN, dobrou seu armazenamento em um ano. De acordo com a última atualização do Instituto de Gestão das Águas do estado (IGARN), nessa segunda-feira (27), o manancial acumulava mais de 1,5 bilhão de m3 o que equivale a 64,81% da sua capacidade – esse total é mais do que o dobro do mesmo período do ano passado (31,33%) e o maior nos últimos oito anos.

Com isso, entre agosto de 2020 e julho de 2021, os usos de água com outorga poderão ocorrer entre 25% e 100% do permitido na Armando Ribeiro Gonçalves, o que não ocorria desde 2012.

Para o período da alocação, a média anual para captação direta no reservatório será de 300 litros por segundo, enquanto a vazão liberada média a jusante (abaixo) da Armando Ribeiro Gonçalves para o rio Açu e o canal do Pataxó passará dos atuais 4700 l/s para 12.050 l/s, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, e para 6.050 l/s, entre março e junho de 2021. Assim, as atividades econômicas podem ser ampliadas na região.

Por Alderi Dantas, 28/07/2020 às 06:35 - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

27/07/2020

Taxa de transmissibilidade da Covid-19 é "perigosa" em 111 municípios do RN

O Rio Grande do Norte tem 111 municípios onde a taxa de transmissão do novo coronavírus está em "alerta vermelho" ou em "zona de perigo", de acordo com pesquisadores que fazem parte do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - responsável pela Plataforma Coronavírus RN e do sistema Regula RN, que administra os leitos públicos de Covid-19 no estado.

O número, que representa aproximadamente 1,7 milhão de pessoas ou 48,5% da população do estado e, ainda, 66% do total de 167 cidades potiguares, é composto por municípios que estão com a taxa de transmissibilidade acima de 1,03 - ou seja - cada paciente infectado pelo coronavírus transmite a doença para mais uma pessoa, ou mais.

Em 44 municípios, a taxa é acima de dois, ou seja, cada infectado passa a doença para outras duas pessoas. Em algumas das cidades, como Olho D'água dos Borges, a taxa de RT chega a ser superior a 6. Os dados são de um relatório publicado na última sexta-feira (24).

Os pesquisadores apontaram que a taxa de transmissibilidade (Rt) do RN sofreu uma alteração para mais, de 0.89 para 1.01, e que essa variação foi maior que a margem de erro que é de 0,025. Desta forma, o comitê científico que assessora o governo do RN recomendou a suspensão do início da Fase 3 de reabertura econômica prevista para a próxima quarta-feira (29).

Por Alderi Dantas, 27/07/2020 às 15:37