03/04/2020

Governo esclarece necessidade do hospital de campanha e outras ações de combate à COVID-19 no RN

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está prosseguindo com as ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.

O secretário titular da Sesap, Cipriano Maia, destacou em coletiva realizada nesta sexta-feira (3), que a execução do planejamento estipulado pelo Governo, segue dentro do esperado. São ações como a compra de R$ 2,1 milhões em equipamentos hospitalares, assim como a convocação de mais de 100 profissionais de saúde e abertura de processo seletivo para contratação temporária de mais 888 pessoas, ambas realizadas durante esta semana.

"Todos são cientes que nenhum sistema de saúde do mundo está preparado para enfrentar essa situação. Estamos trabalhando primeiro com a expansão dos leitos em serviços públicos, com chamadas de profissionais e aquisição de insumos e equipamentos. No Hospital Giselda Trigueiro já temos leitos funcionando, em Mossoró os leitos serão ativados neste fim de semana, além dos hospitais da Polícia Militar e João Machado que também terão leitos extras. Expandimos também contratos com as cooperativas médicas", relatou.

Maia também ressaltou que o Governo vem articulando com as prefeituras e o setor privado a ampliação da rede de assistência para combater a pandemia. "O nosso plano de contingência leva em conta as prefeituras, podendo chegar a 600 leitos no caso da aplicação máxima prevista, somando UTI's, semi-intensivo e de observação. Estamos trabalhando com todas as possibilidades, inclusive em um esforço junto à iniciativa privada para recuperar, em todos os hospitais, respiradores que estavam fora de atividade. Reunimos entidades médicas, entidades sindicais, hospitais privados, para trabalhar em regime de parceria, que é o que exige o momento", comentou o secretário.

O secretário ainda esclareceu a necessidade de implantação do hospital de campanha, previsto para ter 100 leitos, sendo 53 de UTI. Cipriano explicou que o processo para a contratação de uma entidade, que ficará responsável por toda a instalação da infraestrutura física na Arena das Dunas e contratação de pessoal, está sendo feito de forma totalmente transparente, pontuando ainda que outros estados fizeram contratação direta, diferente da abertura de edital realizada no RN.

Ele ainda lembrou a necessidade de manter o isolamento social como medida primordial para contenção da Covid-19.

Por Alderi Dantas, 3/04/2020 às 20:05

0 Comentários:

Postar um comentário