21/06/2018

Vereadora Delkiza Cavalcante apoia ações em defesa da UERN

A vereadora Delkiza Cavalcante tem apoiado permanente ações em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi assim nos cargos de secretária na Prefeitura do Assú (RN) e continua mais forte no seu mandato na Câmara Municipal do Assú (RN), tendo aprovado – inclusive – no ano passado a indicação para realização de uma audiência pública voltada ao debate e perspectiva para o bom funcionamento da instituição.

Como ex-aluna da UERN, Campus Assú, Delkiza está engajada nas discussões da Frente Parlamentar em Defesa da UERN e ressalta a importância da participação da população no Encontro desta sexta-feira, 22, a partir das 16h, no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão.

“Mais do que buscar compreender o papel da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a população deve unir-se em prol da UERN com o objetivo de contribuir na construção de soluções e no fortalecimento deste instrumento de acesso e transformação social de milhares de jovens – especialmente os mais carentes – ao ensino superior”, frisa Delkiza.

No decorre da semana a vereadora Delkiza Cavalcante esteve reunida com a diretora do Campus da Uern em Assú, professora Marlucia Barros, que vem trabalhando independentemente de partido e de ideologia, uma convocação geral para o Encontro desta sexta-feira, 22, visto que essa é uma mobilização suprapartidária e, especialmente, porque o que está em debate é o fortalecimento do ensino gratuito e de qualidade.

Por Alderi Dantas, 21/06/2018 às 10:02

20/06/2018

Frente em defesa da Uern convoca população para encontro em Assu nesta sexta-feira, 22

Assu recebe nesta sexta-feira, 22, a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN, dentro da série de encontros regionais previstos para o ano de 2018, com o objetivo de integrar a população na luta em prol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como instituição de ensino pública.

O Encontro acontece no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, a partir das 16h, e é importante que esteja reunido em torno dele as diversas forças da sociedade como somatório à luta pela manutenção deste instrumento de inclusão e acesso de milhares de jovens ao ensino superior, cujo legado revela seu importante papel no desenvolvimento e na transformação social da população, deste Estado, especialmente a mais carente.

O coordenador da Frente, Francisco Carlos, professor da UERN e vereador em Mossoró, explica que em razão de vivemos um ano eleitoral é necessário que as pessoas compreendam, cada vez mais, a importância da educação e do ensino superior, e se envolvam na discussão política em defesa da UERN, que é a única instituição de ensino superior ligada à esfera estadual no RN.

A diretora do Campus da Uern em Assu, professora Marlucia Barros, vem trabalhando em uma convocação geral – políticos, professores e alunos das redes estadual e municipal, funcionários públicos, alunos e ex-alunos da UERN – independentemente de partido e de ideologia, porque essa é uma mobilização suprapartidária e, especialmente, porque o que está em debate é o fortalecimento do ensino gratuito e de qualidade, oferecido pelo Estado.

Por Alderi Dantas, 20/06/2018 às 09:40

19/06/2018

O BLOG nas Ruas

O ‘Quinta do Farol’ e o descuido da prefeitura

O blog de Alderi Dantas esteve no Quinta do Farol e constatou o descuido da prefeitura do Assu com a área. O bairro está completamente tomado por um grande matagal, principalmente, no tocante as artérias de acesso à região. 

No entanto, o que o blog encontrou de mais estarrecedor foi o matagal tomando o espaço onde a prefeitura deu início a construção de uma praça. Na área localizada Na referida área restam apenas alguns blocos de cimento que serviria para a edificação da estrutura do meio fio.

Os moradores que o blog teve contato informaram que o serviço de capinação ainda não passou por lá este ano, mas o que vem preocupando a todos é a insegurança instalada no bairro, visto que o matagal favorece plenamente para situações de esconderijos.





18/06/2018

Sebrae oferece oficina de projetos de economia criativa em Assu

Empreendedores culturais de todo o Estado podem concorrer com projetos ao Edital de Economia Criativa, lançando pelo Sebrae-RN e disponível até o dia 5 de julho próximo no Portal da instituição: AQUI.

Serão contemplados projetos nas áreas de música, audiovisual, artes visuais, editoração, artes cênicas, dança e artesanato totalizando recursos da ordem de R$ 300 mil. Somente poderão concorrer ao edital pessoas jurídicas, como Microempreendedor Individual (MEI) e empresários de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) estabelecidas no Rio Grande do Norte.

Neste ano o Sebrae-RN está dando destaque à temática da participação do Rio Grande do Norte na Segunda Guerra e também aos negócios culturais de impacto social e ambiental, cujos projetos terão pontuação diferenciada conforme os critérios estabelecidos no edital de 2018.

Para facilitar e orientar a elaboração dos projetos que serão submetidos ao edital, o Sebrae-RN programou a realização de oficinas para os interessados em se capacitar, visando melhorar suas chances de aprovação. Em Assu, ela acontece nesta segunda-feira, 18, das 14 às 17h, com inscrição gratuita.

Por Alderi Dantas, 18/06/2018 às 06:34

15/06/2018

Dia Municipal do Taekwondo: Projeto da vereadora Delkiza Cavalcante vira Lei

Agora é Lei! O prefeito do Assu, Gustavo Soares, sancionou no último dia 11 de junho o Projeto de Lei 19/2017, que institui o Dia Municipal do Taekwondo a ser comemorado anualmente no dia 08 de agosto, de autoria da vereadora Delkiza Cavalcante.

A Lei 625/2018 publicada no Diário Oficial do Município do dia 12 de junho, vem reconhecer e fortalecer uma modalidade que em Assu tem crescido muito e não apenas tem conquistado títulos nacionais e internacionais, mas virado uma referência no esporte.

A vereadora Delkiza Cavalcante entende que é importante a sanção do projeto pelo Executivo, acrescentando que outras indicações, requerimentos e projetos ligados ao Taekwondo do Assu como da doação de um terreno para a sede própria da Associação Assuense de Taekwondo, construção de um centro de treinamento para o taekwondo e o programa Bolsa Atleta precisam também serem vistos e virarem realidade por parte da gestão municipal.

A Associação Assuense de Taekwondo expressou votos de agradecimento a vereadora por lutar conjuntamente com a entidade pelo fortalecimento da modalidade e crescimento dos atletas e manifestou disposição e alegria para que a data além de ser comemorada de forma festiva traga novas ações em prol do esporte e da comunidade.

HISTÓRIA

Em 1970, o Grão-Mestre Sang Min Cho veio da Coréia para a América do Sul para difundir a arte marcial do taekwondo. Ao mando do General Choi, que criou os 24 movimentos de ataque e defesa, o coreano trouxe os ensinamentos para o Brasil. Com a fundação da Academia Liberdade, no dia oito de agosto daquele ano, teve início a prática do esporte no País. No território nacional, a modalidade difundiu-se junto com a filosofia oriental, tornando o taekwondo uma arte marcial de profunda concentração de mente. Nos anos 80, passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos, o que ajudou a aumentar consideravelmente a quantidade de praticantes. Em respeito à arte marcial, aos esportistas e a comunidade coreana, o dia 08 de agosto passa a ser considerado o Dia Municipal do Taekwondo no município do Assu (RN).

Por Alderi Dantas, 14/06/2018 às 18:50

12/06/2018

O BLOG nas Ruas

AABB Assu: do luxo ao lixo

A Associação Atlética Branco do Brasil (AABB) já foi um dos pontos de diversão mais glamorosos de Assu. Nas suas dependências ocorreu seguramente os mais memoráveis e grandiosos bailes e festas da sociedade assuense.

Além do salão de festas, o local oferecia uma majestosa área de lazer com piscina e uma quadra que foi durante muito tempo a principal praça esportiva da cidade.

Fechada, sem diretoria, sem funcionários e sem nenhum uso na atualidade, a AABB de Assu vive em verdadeiro abandono o que está contribuindo dia a dia para que sua estrutura física fique cada vez mais deteriorada.

Em 2012, numa reunião ocorrida no dia 21 de novembro na Câmara Municipal do Assu o Banco do Brasil chegou a garantir que a Federação Nacional das AABB (FENABB) prometia recuperar a AABB/Assu no decorrer do ano de 2013. Já em 2014, uma reunião entre os funcionários da agência do Banco do Brasil/Assu voltou a discutir a restauração do local, no entanto, nada ocorreu a partir dessas iniciativas para a recuperação da referida estrutura neste tempo. E assim, a AABB de Assu vai do luxo ao lixo.
 

Descuido

O prédio sede da prefeitura do Assu, localizado na Praça Pedro Velho, Centro da cidade, sempre foi uma referência na história do município e deveria continuar sendo não fosse o descuido. Quem conhece a sua história lembra dos dias de glória do local, entre outras coisas com o funcionamento da prefeitura no térreo – gabinete do prefeito – e do Clube Municipal e os grandes bailes da cidade no piso superior. No entanto, o local amarga atualmente o abandono e a destruição. 

A prefeitura – gabinete do prefeito – está abrigada há tempos em um imóvel alugado e uma reforma seria executada no local no propósito, inclusive, de cumprir com a Lei da Acessibilidade. Até agora, porém, a ideia não se concretizou e o que o blog de Alderi Dantas encontrou foi o mato tomando conta do local, o reboco caindo, fissuras e infiltrações em toda estrutura física.

Situação difícil

No bairro Novo Horizonte, conjunto residencial IPE, a quadra de esportes localizada na rua Cel. José Soares Filgueira, construída com os esforços do então Conselho Comunitário do referido bairro, passa por uma situação absolutamente difícil. Necessário, portanto, que a gestão municipal possa assumir o espaço e dar uma destinação plausível, entre outros, com a implantação de projetos de práticas esportivas.



Por Alderi Dantas, 12/06/2018 às 06:42

07/06/2018

Previsão do salário mínimo para 2019 cai para R$ 998

O governo reduziu a previsão de salário mínimo para o ano que vem de R$ 1.002, valor proposto em abril, para R$ 998. A revisão consta de um relatório feito pela Comissão Mista do Orçamento, formada por deputados e senadores. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 954.

O novo valor é uma estimativa e ainda precisa ser aprovado.

Segundo o relatório, a redução do mínimo é justificada pela projeção menor de inflação para este ano. Em abril, a previsão para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) era de 3,8%. No entanto, essa projeção foi revisada para 3,3% pelo governo, o que afetou o cálculo do salário mínimo.

Por Alderi Dantas, 07/06/2018 às 18:29

06/06/2018

Academia Assuense de Letras promove palestra sobre “As artes na civilização da seca”

A Academia Assuense de Letras (AAL) promove sexta-feira, dia 8 de junho, a partir 19h30, no Cine Teatro Pedro Amorim, a palestra “A Cultura Sertaneja e as Artes na Civilização da Seca”, com entrada franca.

O momento será agraciado pela presença do professor doutor Benedito Vasconcelos Mendes, membro de diversas Academias de Letras, incluindo a norte-rio-grandense, do Instituto Cultural do Oeste Potiguar-ICOP, da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço-SBEC e Curador do Museu do Sertão de Mossoró.

A temática da palestra busca discutir a relação entre a seca e a arte no ambiente físico do Nordeste brasileiro, buscando trazer para o debate estudantes, professores e a sociedade em geral.

Na ocasião, o professor Benedito Vasconcelos Mendes fará também o lançamento da sua última publicação: o livro “As Artes na Civilização da Seca”.

Por Alderi Dantas, 06/06/2018 às 11:05

05/06/2018

O BLOG nas Ruas

Projeto parado. Mato toma de conta

O blog de Alderi Dantas foi a obra da estação de tratamento do Sistema de Esgotamento Sanitário do município do Assu, que teve recursos liberados desde o ano de 2008 e, até o momento, não tem previsão de conclusão por parte da CAERN e do Governo do Estado do RN. O que o blog viu por lá foi o mato tomando de conta de tudo.

O projeto desenhado com 30 mil metros de redes coletoras, 4.005 metros de emissários, duas estações elevatórias de esgotos, além de uma estação de tratamento de esgotos, com capacidade de tratar um volume de 245m³, podendo beneficiar em torno de 34 mil habitantes já arrasta-se pelo período de 10 anos.

Financiada pelo PAC – Saneamento para Todos, a obra tinha uma previsão de investimento total de R$ 9.098.602,78, com contrapartida do Governo do Estado no valor de R$ 909.860,28. O blog tentou informações da atual situação financeira da obra e uma previsão para sua conclusão, mas não obteve respostas da CAERN/GOVERNO DO ESTADO e na PREFEITURA DO ASSU ninguém sabe de nada relacionado a questão, apesar de ser o órgão regulamentador da concessão de exploração do serviço de abastecimento e saneamento.

Descuido e Descuido

A prefeitura do Assu precisa definir urgentemente um plano para cuidar das praças.

Na semana passada, publicamos neste espaço o abandono dado a um dos logradouros situado na rua 24 de junho (próximo a antiga Policlínica) e, hoje mostramos que o descuido vem tomando de conta também da PRAÇA JOTA KEULLY, onde uma parte do revestimento da lateral da rampa já caiu e nos canteiros, além da degradação na parte de alvenaria já não existe mais nada em questão de arborização e jardinagem, fazendo inclusive com que a areia dos canteiros esteja sendo jogada para a área do piso.



Prejuízo maior

A população do Assu tem sido prejudicada em muitas situações devido o descuido com a infraestrutura urbanística da cidade.

As chuvas caídas no decorrer deste ano deflagraram – de forma previsível – alguns problemas: na pavimentação, de erosão, etc. No entanto, o que surpreende é o descuido da prefeitura do Assu com algumas situações como, por exemplo, uma verificada na RUA LUIZ CORREIA DE SÁ LEITÃO – popular rua da Rodoviária – onde o meio fio não resistiu as pancadas da água e rompeu. Porém, como não ocorreu de imediato o conserto, o prejuízo vem aumentando em todos os sentidos para a população, visto que está atingindo agora a camada asfáltica da rua.























Por Alderi Dantas, 05/06/2018 às 12:35

01/06/2018

#fds Assu

Roteiro fim de semana

Vê Barreto & Mateus Santos

E para iniciar junho em grande estilo, nesta sexta-feira, 1º, tem o som contagiante da dupla #VêBarreto & #MateusSantos, agitando a calçada do Papo na #MelhorSextaDoVale.

O Papo de Calçada é pizzaria, restaurante e bar e fica na rua 24 de junho, Assu/RN. Tel.: 84 3331 1400.

Feira da Lua

A Prefeitura do Assu realiza neste sábado, 2, das 18h às 23h, na Praça São João, Centro/Assu, a 8ª Feira da Lua, reunindo micro e pequenos empreendedores no ramo de artesanato e comidas, além de espaço para apresentações culturais.

Sábado forrozeiro
O tradicional “Arraiá do Bode” acontece neste sábado, 2, a partir das 22h, na Varanda do Bode. Xodó Nordestino e Pode Balançar garantem o forró. Entrada gratuita.


Domingo no Furrasco

Caipirinha no pote, cerveja puro malte, espetinho e hambúrguer especialíssimos é no Furrasco. Neste domingo, 3, tudo fica melhor com o espaço sendo aberto às 11h, com o amistoso BRASIL x CROÁCIA e logo depois samba e pagode na melhor tarde do Assu. O Furrasco SteakHouse & Beer fica na rua Sinhazinha Wanderley, 922, Centro.

Por Alderi Dantas, 1/06/2018 às 12:00