28/01/2016

Academia Assuense de Letras comemora primeiro ano

Nesta sexta-feira, 29, em vez da costumeira reunião mensal, a Academia Assuense de Letras reúne-se para o “Chá com a Academia”. Na oportunidade, vai acontecer uma roda de bate-papo aberta ao público, a partir das 19h30, na Casa de Cultura Popular de Assu, com troca de experiências e compartilhamento de conhecimento entre os acadêmicos e o público.

No sábado, dia 30, a Academia Assuense de Letras é convidada do programa radiofônico Discussão Aberta, apresentado por Luizinho Cavalcante, no horário das 11h30 às 12h30, na 89 FM, em Assu. Durante o programa a Academia fará o lançamento de um concurso literário no gênero contos, com amplitude estadual.

Na semana passada, a Academia teve a oportunidade de participar dos programas: Café com Notícias (89 FM), Panorama do Vale (Princesa AM) e Manhã 104 (Assu FM -104), divulgando o trabalho realizado no decorrer do seu primeiro ano e a literatura, a história e a poesia assuense.

Toda essa programação marca o primeiro aniversário da Academia Assuense de Letras fundada em 23 de janeiro de 2015. Nesse primeiro ano a Academia foi fortalecida com a construção e registro do estatuto, conclusão do regimento interno, celebração de parcerias com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que tem proporcionado o uso de espaços físicos da instituição para fins dos objetivos da Academia e, recentemente, com a Casa de Cultura Popular de Assu, onde atualmente acontece as reuniões mensais. A Academia reúne-se regularmente na última sexta-feira do mês.

Por Alderi Dantas, 28/01/2016 às 15:36 - Foto: Endson Esron

Inscrições para programa Bolsa Educação da prefeitura do Assu terminam nesta sexta (29)

Os candidatos que desejam participar do Bolsa Educação, programa instituído pela prefeitura do Assú, referente ao semestre 2016.1, têm até esta sexta-feira (29), no horário das 8h às 13h, para proceder as inscrições. O prazo foi definido no edital publicado pela secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação no Diário Oficial do Município do Assu, do último dia 20 de janeiro, que traz as normas para o processo de inscrição no programa.

A prefeitura do Assu na gestão do prefeito Ivan Júnior trabalha com um conjunto amplo de políticas sociais, todas elas interligadas e voltadas para os segmentos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

Neste contexto, está inserido o programa de apoio aos estudantes de baixa renda do município no objetivo de garantir a oportunidade deles cursarem uma graduação ou o ensino técnico em instituições de ensino localizadas em outros municípios, entre os quais: Angicos, Macau e Mossoró.

A programa beneficia os estudantes com apoio financeiro depositado diretamente na conta do beneficiário após um processo de seleção promovido através de edital público e que comprove entre outros critérios: o perfil social, a matrícula escolar, a realização da despesa conforme as normas do edital e tenha uma frequência escolar nunca inferior a setenta e cinco por cento das aulas.

Além disso, a prefeitura do Assu tem custeado integralmente o transporte diário nos três turnos de aproximadamente 400 alunos que estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Ipanguaçu.

Por Alderi Dantas, 28/01/2016 às 12:13

Fiart prossegue até domingo no Centro de Convenções de Natal

A XXI Feira Internacional de Artesanato - Fiart iniciada no último dia 22, chega a seu fim no próximo domingo, dia 31, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, em Natal, depois de uma semana de intensa movimentação. As vendas estão acontecendo e a programação cultural agradando potiguares e turistas.

Para o sábado, dia 30, a programação cultural prevê abertura a partir das 18h com trio de forró, Pastoril Dona Joaquina, Grupo de Dança Xaxado do SESC/PB e o grupo Kings Dance. A partir daí começa a final do 14º Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas e termina com show da banda Anos 60.

O último dia da Fiart, o domingo 31, apresenta programação começando com palhaços, seguida da banda de música Aldo Fernandes de Melo, Grupo Som Melodia de São Miguel do Gostoso, grupo da Casa do Bem, Grupo Teatro e Trânsito da STTU, Academia de Dança Evidance (dança de salão), Trupe Ashaki Cia de Dança, e fechando o evento show com Sérgio Luiz e Alessandro Saldanha & Banda.

A Fiart está funcionando das 15 às 22h e a entrada custa R$ 8,00 inteira e R$ 4,00 meia.

Por Alderi Dantas, 28/01/2016 às 11:51

19/01/2016

FMI reduz previsões de crescimento global para 2016 e 2017

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou nesta terça-feira (19) para baixo as previsões de crescimento global, antecipando que a economia deve crescer 3,4% este ano e 3,6% no próximo, dois décimos a menos do que o previsto em outubro.

Na atualização feita ao World Economic Outlook, o FMI justifica a revisão para baixo do crescimento mundial tanto em 2016 quanto em 2017 principalmente com o desempenho econômico dos mercados emergentes e das economias em desenvolvimento.

O fundo piorou também as projeções para as economias desenvolvidas, que deverão crescer 2,1% tanto em 2016 quanto em 2017, ou seja, menos 0,1 ponto percentual do que o estimado em outubro, uma previsão que se deve sobretudo aos Estados Unidos.

Por Alderi Dantas, 19/01/2016 às 17:37

18/01/2016

Nota mil em redação, estudante de Assu é aprovado em Medicina

Uma vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, foi conquistada por um ex-aluno do curso técnico em Agroecologia do Instituto Federal (IFRN) do campus Ipanguaçú, Fábio Constantino.

Fábio, foi um dos 104 estudantes a obter mil (a nota máxima) na redação do ENEM 2015, e sonhava exatamente em cursar medicina na UFRN. Pois bem, nesta segunda-feira (18) saiu o resultado do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU) e ele foi um dos aprovados para o tão sonhado curso.

Fábio é de Assu, onde mora com a mãe e o pai, empregada doméstica e vendedor de material de construção. Segundo ele, a mãe engravidou aos 14 anos e precisou deixar a escola. O pai concluiu o ensino médio. Mesmo Elione de Farias e o também Fábio, os pais do estudante, não possuindo formação superior, o assuense conta que a educação sempre foi a prioridade máxima na sua casa. "Para que eu estudasse com livros de qualidade, minha mãe já aceitou trabalhar em três turnos, abandonando prazeres individuais e dedicando a vida em minha função. Meus pais são tudo para mim", comentou.

A admiração com a qual fala dos pais também é voltada ao IFRN, onde fez o ensino médio integrado ao técnico, e aos professores da instituição. "O IF me ofereceu oportunidades de crescer. Desde cedo aproveitei todas as chances de melhorar minha experiência como estudante, participando de congressos, palestras, fazendo pesquisa e aproveitando as aulas e a disponibilidade dos professores e da instituição de nos ajudar", declarou. Fábio cita com destaque especial os professores do Instituto Efraim de Alcântara Matos, seu orientador, ao qual ele chama de melhor amigo, e Adriano Jorge Meireles de Holanda, do Campus Mossoró do IFRN. Segundo o estudante, os 2 professores ajudaram tanto na trajetória acadêmica no IFRN quanto na preparação para o ENEM.

Para Belchior Rocha, reitor do IFRN, Fábio seguirá a trajetória de Everton Frutuoso, que fez o técnico integrado em Informática também no Campus Ipanguaçu e foi aprovado na primeira colocação das cotas para o curso de Medicina da UFRN, através da nota do ENEM, em 2014. "Tenho certeza que serão médicos humanos, que darão muito orgulho aos seus familiares, colegas de profissão e pacientes", disse o reitor.

O tema da redação do ENEM 2015 foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Fábio se diz um cidadão interessado em assuntos sociais e na extinção do machismo. Por isso, declarou ter gostado do tema, tendo a oportunidade de apresentar como argumentos o resultado de leituras e discussões sobre o assunto. A respeito da medicina, ele comenta que estipulou como meta tratar os pacientes como familiares. "Quero retribuir o esforço dos meus pais, dando-os orgulho de mim e mostrando que tanta dedicação por minha educação valeu a pena. Anseio ajudar pessoas que necessitam tanto quanto a gente", revelou o técnico em Agroecologia pelo IFRN.

Por Alderi Dantas, 18/01/2016 às 20:21 - Com informações do IFRN

Aluguel tem queda real de 12,6%

A retração do mercado imobiliário em 2015 atingiu com mais força o segmento de aluguel de imóvel. O preço médio dos novos contratos de aluguel caiu pela primeira vez desde 2008 no ano passado, de acordo com o Índice FipeZap, que acompanha o valor anunciado de locação em nove cidades brasileiras. 

O recuo foi de 3,34% que, se descontada a inflação pelo IPCA, chega a uma queda real de 12,66%. A desaceleração do mercado de aluguel vem ocorrendo há pelo menos um ano e meio e, a partir da metade do ano passado, começou a ganhar mais intensidade.

O momento atual da economia em que, no lugar de dar um desconto para conseguir vender um imóvel, os proprietários preferem colocar a propriedade para locação e eliminar custos como o de IPTU e condomínio, além da manutenção, favorece o crescimento da oferta de unidades para locação o que ajuda a explicar o recuo do preço pedido pelos proprietários. Assim, a indicação dos especialistas de mercado é de que em um ambiente de recuo do custo de locação, deve prevalecer a negociação e os proprietários devem refletir no vencimento dos contratos e avaliar se, em busca de maior rentabilidade, vale a pena abrir mão de um inquilino cujos hábitos já são conhecidos.

Por Alderi Dantas, 18/01/2016 às 09:18

Elizaldo Alves, de São Vicente (RN) garante vaga na próxima fase do The Voice Kids

O adolescente potiguar Elizaldo Alves, de 13 anos, encantou a dupla Victor & Léo durante sua audição na edição do programa The Voice Kids, da Rede Globo, no último domingo (17). O menino, que é natural de São Vicente, na região Seridó do Rio Grande do Norte, garantiu vaga na próxima fase da atração.

Durante a audição, o potiguar cantou “Domingo de Manhã”, da dupla Marcos & Belutti. Não há data definida de quando o potiguar subirá novamente ao palco do The Voice Kids Brasil.

Perfil
Um perfil do jovem artista fez parte da edição número 106 do projeto ‘Nós, do RN’, elaborado pelo Departamento Estadual de Imprensa. A edição foi distribuída em novembro do ano passado e a matéria sobre jovens promessas potiguares trazia entre os personagens Elizaldo Alves. Segundo a reportagem, a música aconteceu para Elizaldo Alves de maneira natural. A descoberta do talento do rapaz aconteceu ainda aos oito anos, nas reuniões do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), voltado para crianças carentes.

Por Alderi Dantas, 18/01/2016 às 02:38 - Foto: Duas Estúdio

14/01/2016

Prefeitura do Assu aguarda que beneficiários do Residencial Maestro Cristóvão Dantas assinem contratos para marcar inauguração

A Prefeitura do Assu através da secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação tem trabalhado para concluir todos os processos referentes as 396 unidades habitacionais do Residencial Maestro Cristóvão Dantas, edificadas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Assim, o sonho da casa própria que parecia distante já está bem próximo de acontecer. No decorrer desse período vários momentos importantes ocorreram, sendo um deles a publicação no Diário Oficial do Município do Assu (assu.rn.gov.br) da lista dos pré-selecionados no processo de análise da instituição credora do empreendimento no dia 25 de agosto de 2015.

A lista atendeu os critérios nacionais que especifica: Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; Famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres e 3% para idosos e pessoas deficientes que comprovam por meio de atestado médico e o CID da doença. E, ainda, os critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação de Assu, quais sejam: Pessoas portadores de doenças crônicas; Famílias com maiores números de filhos e Cadastros que já faziam parte de lista de espera.

Feito todo esse processo os nomes dos beneficiários passaram ainda por uma pesquisa de informação no Cadastro Único, que consistiu em cruzar os dados com outros sistemas, como Cadastro de Mutuários, Sistema Integrado de Administração do Crédito Imobiliário, Cadastro de Inadimplentes, órgãos federais, FGTS, Rais e apuração de renda formal de forma a atender todos os critérios de transparência e lisura.

Além da publicação no Diário Oficial do Município, a relação ficou disponível para consulta pública no período de 25 a 31 de agosto nos quadros de aviso da secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação, da Câmara Municipal do Assu e Promotoria Pública para averiguação e possíveis denúncias contra os beneficiários pré-selecionados. Encerrado todo esse processo a nova lista foi publicada no dia 1 de dezembro de 2015.

Assim, no dia 03 de dezembro, nas dependências da quadra de esportes do Centro Educacional Pedro Amorim (CEPA) foi realizado sob a responsabilidade da secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação o sorteio de endereços, onde foi definido a quadra e o número da casa de cada beneficiário.

Já no período de 06 a 08 de janeiro de 2016, ocorreu o processo de vistoria de forma que as pessoas contempladas com as unidades residenciais tiveram a oportunidade de avaliar toda a estrutura e acabamento das habitações em que vão morar.

Finalizado o processo de vistoria e notificada a empresa construtora acerca do pedido de algumas providências necessárias para que os imóveis sejam ocupados, a expectativa se volta para o próximo passo que é a assinatura do beneficiário do contrato de financiamento do imóvel junto ao Banco do Brasil e, em seguida, a entrega das chaves. Desta forma, a prefeitura do Assu aguarda tão somente agora a conclusão deste processo para que possa marcar uma data de inauguração.

O Residencial Maestro Cristóvão Dantas compreende 396 unidades habitacionais, sendo o segundo residencial construído em Assu pelo programa Minha Casa Minha Vida. O outro é o Residencial Irmã Lindalva, entregue no ano de 2012, com 406 unidades.

Por Alderi Dantas, 14/01/2016 às 20:37

Piso salarial dos professores sobe 11,36% e passa a ser de R$ 2.135

O piso salarial dos professores terá reajuste de 11,36%, anunciou nesta quinta-feira (14) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Com isso, o valor passa de R$ R$ 1.917,78, em 2015, para R$ 2.135,64, em 2016. O índice representa um aumento real de 0,69%, considerando a inflação oficial de 10,67%.

O Ministério da Educação (MEC) recebeu nesta quarta-feira (13) dos estados e municípios pedido de adiamento do reajuste para agosto e que o índice fosse 7,41%. Ao anunciar o valor, Mercadante ressaltou que a pasta apenas cumpre a lei vigente.

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Por Alderi Dantas, 14/01/2016 às 20:26

Repórter da Globo descobre câncer durante reportagem sobre o tema

A repórter Elaine Bast viveu uma situação delicada no final do ano passado. Um dia após fazer reportagem alertando sobre a importância da mamografia para detectar o câncer de mama no estágio inicial, a jornalista recebeu o resultado do seu exame, que acusou nódulos malígnos. A matéria foi ao ar no Jornal Nacional (Globo) em 12 de outubro, mas o assunto só repercutiu agora.

Elaine tem 42 anos e é mãe de dois filhos. Ela se prepara para voltar ao trabalho depois de um período afastada para o tratamento.

Após cirurgia de retirada das duas mamas, a comunicadora resolveu relatar o que aconteceu em depoimento para a coluna Notícias da TV, além de reforçar a necessidade da prevenção da doença. "Não esperava passar por isso. Tive muita sorte em ter descoberto logo no início", disse a repórter, que já foi correspondente da Globo em Nova York.

Segundo a jornalista, uma personagem ouvida na matéria foi fundamental neste processo de superação. "Ela me ajudou muito, afinal já tinha passado por tudo o que eu ia passar", comentou.

Leia o depoimento na íntegra:


"Soube em novembro que precisava retirar a mama esquerda por causa de três tumores descobertos em um check up de rotina. Não tinha nódulos aparentes, não sentia dores, enfim, nada diferente. Soube do resultado exatamente um dia após fazer uma matéria para o Jornal Nacional sobre o assunto... O VT [videotape] era sobre um estudo que falava sobre a importância dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de mama.

A personagem que entrevistei, de apenas 35 anos, havia terminado a quimioterapia quando a encontrei. E foi uma das pessoas que me ajudaram muito psicologicamente nesse processo.

Tenho 42 anos, dois filhos pequenos, amamentei, não há histórico na minha família de câncer de mama. Não esperava passar por isso. Tive muita sorte em ter descoberto logo no início. Apesar de todos os avanços da medicina nessa área, a palavra 'câncer' dá sempre muito medo. Mas aprendi que ela não é uma sentença de morte. Retirei toda a mama esquerda e decidi também retirar a direita preventivamente. Não consigo deixar de pensar que realmente tive muita sorte. Não só por ter descoberto no início mas porque pude fazer a reconstrução das mamas na mesma cirurgia. Não precisei ver meu corpo mutilado.

Tive apoio muito importante da minha família, dos meus amigos, dos meus colegas de trabalho. Eles ajudaram a cuidar da minha alma. E os médicos, a cuidar da minha saúde. Difícil ler notícias sobre mulheres que morrem porque tiveram diagnóstico tardio desse câncer. Seja porque de tão atarefadas se esquecem delas mesmas e deixam de fazer os exames de rotina, seja porque não conseguem agendar consulta ginecológica no sistema público e realizar os exames. Uma doença que tem chance altíssima de cura se for tratada do início. Graças ao diagnóstico precoce, o câncer não parou a minha vida. Eu continuo a minha história. Depois da cirurgia e do tratamento, volto ao trabalho em meados deste mês."

Por Alderi Dantas, 14/01/2016 às 15:05

12/01/2016

Novas regras de licitação para pequenos negócios já estão em vigor

Já está valendo o texto que regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para micro e pequenas empresas nas licitações públicas federais para compras de até R$ 80 mil. O Decreto 8.538/2015 (que regulamenta a lei 147/14), prevê além da exclusividade na disputa a possibilidade de criação de um lote restrito para as micros e pequenas empresas dentro de uma licitação que tenha um valor maior.

O decreto também estabelece novas regras para a participação dos pequenos negócios nas compras públicas municipais, determinando o uso da regra federal quando não houver legislação local sobre o tema.
 
De acordo com o texto, as micro e pequenas empresas locais terão prioridade quando o preço de contratação for até 10% superior ao dos propostos por empreendimentos de outras cidades.

Por Alderi Dantas, 12/01/2016 às 23:53

Dilma pede que mulheres vítimas de violência denunciem agressões

A presidente Dilma Rousseff utilizou o Twitter para encorajar as mulheres vítimas de violência a denunciarem situações de agressão, assédio ou estupro. Ao divulgar o canal de atendimento à mulher – o telefone de número 180 -, ela disse que a sociedade brasileira “precisa avançar e acabar de vez com a cultura da violência”.

“Não aceite e não compactue! Denuncie”, escreveu Dilma, na rede social. A presidente repercutiu a notícia de que, durante a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, cujo tema em 2015 foi a violência contra a mulher, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.

“Muitas redações preocuparam os avaliadores com depoimentos de pessoas que foram assediadas, estupradas ou testemunharam violência. Em muitos destes casos a violência está bem próxima. A redação foi momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda a sociedade. O aumento da conscientização sobre a violência contra a mulher ajuda a combater a violência”, disse Dilma.

Canais de proteção à mulher

Na última década foram feitos mais de 4,7 milhões de atendimentos pelo telefone 180 - Central de Atendimento à Mulher. Em 2015, foram 634.862 casos.

O site da Secretaria de Políticas para as Mulheres detalha por estado os serviços especializados de atendimento à mulher, com os respectivos telefones e endereços.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão pode ser acessada por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão do Ministério Público Federal e pelo telefone 61 3105-6001.

Por Alderi Dantas, 12/01/2016 às 23:17

RN confirma primeiros casos de microcefalia associados ao Zika

Os testes feitos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC - sigla em inglês para Centers for Disease Control and Prevention), em Atlanta, no estado da Georgia, nos Estados Unidos, confirmaram a associação entre o Zika vírus e a microcefalia em quatro casos ocorridos no Rio Grande do Norte. Os exames utilizaram amostras de fetos relativos a dois abortamentos e dois recém-nascidos falecidos com poucas horas de vida no RN. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), nesta terça-feira (12), mesmo dia em que o Ministério da Saúde divulgou um novo balanço sobre a microcefalia no Brasil.

O informe epidemiológico indica que o número de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika no RN, desde o início das investigações (em 22 de outubro de 2015) até 9 de janeiro deste ano, chegou a 181. Já são 12 óbitos suspeitos no estado e ocorrências foram registradas em 48 municípios.

No Brasil, são 3.530 casos, em 724 municípios. Também estão em investigação 46 óbitos de bebês com microcefalia possivelmente relacionados ao vírus Zika, todos na região Nordeste. Pernambuco, o primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.236), o que representa 35% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão os estados da Paraíba (569), Bahia (450), Ceará (192), Rio Grande do Norte (181), Sergipe (155), Alagoas (149), Mato Grosso (129) e Rio de Janeiro (122).

Por Alderi Dantas, 12/01/2016 às 23:00

11/01/2016

Mulheres denunciam casos próprios de violência na redação do Enem

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (11) que mulheres aproveitaram a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para denunciar casos de agressão. De acordo com o ministério, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.

O tema da redação de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

"Como se trata de uma redação, não sabemos se necessariamente é um depoimento, mas tudo indica que sim. Tudo indica que ela descreve uma situação que viveu. Mas, a única que pode procurar ajuda ou mesmo divulgar a redação é a própria mulher", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

No entanto, o MEC já acionou o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e reforçará a divulgação dos meios que elas podem usar para obter assistência. Um deles é o telefone 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O ministro ainda frisou: "O tema é muito importante para o Brasil. Não só os participantes, mas outras pessoas refletiram sobre o tema. É uma oportunidade de reforçar as ações contra a violência e de proteção para mulheres que estão acuadas dentro de casa".

Por Alderi Dantas, 11/01/2016 às 21:06

OAB, CNBB e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral vão lançar campanha contra o caixa 2 na disputa pelas prefeituras

Os defensores das mudanças das regras eleitorais apontam a transparência dos gastos de campanha como principal trunfo para pôr uma trava definitiva na velha engrenagem de corrupção que alimenta historicamente o toma lá dá cá no pleito. Neste sentido, a OAB Nacional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançam nesta terça-feira,12, uma campanha contra o caixa dois nas eleições municipais de 2016 defendendo, inclusive, que o Congresso vote o projeto de lei que criminaliza o caixa dois nas eleições brasileiras.

As entidades acreditam que nunca houve uma possibilidade tão eficaz de fiscalização dos candidatos que fizerem campanhas milionárias, desproporcionais ao valor arrecadado legitimamente de pessoas físicas e repasses do fundo partidário, uma vez que com a Lei 13.165/2015 os partidos, as coligações e os candidatos são obrigados, durante os pleitos, a divulgar em site criado pela Justiça Eleitoral as doações recebidas em até 72 horas.

Pelas novas regras, os candidatos também não podem mais receber doações diretamente. Os recursos terão que ser repassados aos partidos. As legendas se encarregam de estabelecer critérios para a distribuição dos recursos. A legislação só permite que pessoas físicas doem até 10% da renda bruta do ano anterior. Em julho, o Tribunal Superior Eleitoral vai definir o limite oficial de gastos. No primeiro turno da eleição de prefeito, foi convencionado que o teto será 70% do valor da campanha mais cara onde o pleito terminou no primeiro turno e 50% do gasto total onde houve segundo turno. Na segunda etapa das eleições, o gasto será de 30% do teto estipulado para o primeiro turno. Em relação à eleição de vereadores, o limite será de 70% da campanha de vereador mais cara em 2012.

Por Alderi Dantas, 11/01/2016 às 14:19

RN conta em média mais de três homicídios por dia em 2016

Com 36 casos registrados nos primeiros 11 dias de 2016, o Rio Grande do Norte contabiliza em média mais de três homicídios por dia. A estimativa é com base no "Contador de Homicídios" do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Estado.

A ferramenta atualizada pelo Sinpol computou 36 assassinatos em todo o território potiguar por volta das 10 horas da manhã desta segunda-feira (11). Com base nesse total de crimes por esse período, a média é de 3,27 mortes por dia.

Em 2015, a média diária de assassinatos foi de cerca de 4,5 casos, o que resultou em 1.653 crimes no ano.

Por Alderi Dantas, 11/01/2016 às 13:53

08/01/2016

Eleitos para o Conselho Tutelar tomam posse neste domingo, 10

Ocorrerá neste domingo (10), às 19h30, no Cine Teatro Pedro Amorim, a cerimônia de posse dos conselheiros tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente de Assu, para a gestão 2016-2019. A eleição foi realizada no dia 04 de outubro de 2015.

O pleito contou com 10 candidatos concorrendo a cinco vagas e teve a participação de 3.826 eleitores.

Os cinco eleitos obedecendo a ordem de votação foram: Maria da Conceição de Medeiros, 629 votos; Francisco Edilson Ferreira, 603; Gislaine Silva da Fonseca, 459; Maria Clauderice de Macedo Santos, “Lili”, 412; e, Carlos Antonio Soares da Câmara, “Cacá”, 353.

Por Alderi Dantas, 8/01/2016 às 23:15

07/01/2016

Minha Casa, Minha Vida: Residencial Maestro Cristóvão Dantas recebe vistoria

A Prefeitura do Assu, através da secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação conclui nesta sexta-feira (08) o processo de vistoria das 396 unidades habitacionais do Residencial Maestro Cristóvão Dantas, edificadas por meio do Minha Casa, Minha Vida.

O trabalho conta a participação direta das pessoas contempladas com as unidades residenciais que após verificarem todos os itens do imóvel que irão ocupar, se houver alguma irregularidade podem notificar para que a empresa construtora tome as providências.

A secretaria municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação já tinha realizado no último dia 03 de dezembro, nas dependências do Centro Educacional Pedro Amorim (CEPA), o sorteio de endereços, onde foi definido a quadra e o número da casa de cada beneficiário.

Finalizado o processo de vistoria, o próximo passo será a assinatura do beneficiário do contrato junto ao agente financeiro.

Por Alderi Dantas, 7/01/2016 às 20:50 - Foto: Endson Esron

06/01/2016

Festa da Beata Lindalva 2016, em Assu, começa nesta quinta-feira, 7

A programação da festa da Bem Aventurada Irmã Lindalva, beatificada pela Igreja católica em 2 de dezembro de 2007, tem início nesta quinta-feira, 7, às 06h, na residência dos seus familiares, na rua Monsenhor Júlio Alves Bezerra, 1800, em Assu (RN), com uma celebração eucarística. A programação no dia dedicado a abertura da festa consta também de uma procissão saindo às 18h30 da residência dos familiares até a igreja matriz da Beata Lindalva e São Cristovão, momento em que ocorrerá a instalação oficial da festa com abertura da “Porta Santa” – Ano da Misericórdia e, às 21h, momento de convivência fraterna.

A festa organizada pela Paróquia de Irmã Lindalva, no bairro Janduís (COHAB), no ano de 2016, será vivida de 7 a 17 de janeiro, constando de missas, novenas, procissões, almoço e a tradicional cavalgada, da Igreja Matriz da Beata Lindalva e São Cristovão a comunidade Malhada da Areia, no domingo, 17.

Por ocasião do transcurso da data, o poder executivo municipal estabeleceu ponto facultativo na esfera administrativa do município nesta quinta-feira, 7.

Programação

Dia 07/01 – QUINTA-FEIRA 
06h – Celebração Eucarística
Local: Casa de Dona Maria Lúcia (Mãe da Beata Lindalva). 
Rua Mons. Júlio Alves Bezerra, 1800 
18h30 – Procissão motorizada saindo do local da Missa matutina em direção à Matriz da Beata Lindalva e São Cristóvão 
19h30 – Missa solene – Abertura da “Porta Santa” – Ano da Misericórdia 
21h00 – Convivência Fraterna 

Dia 08/01 – SEXTA-FEIRA – Tema: MISERICÓRDIA, FRUTO DA CARIDADE 

06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Delma Fonseca 
Rua Carolina Wanderley, 58 
07h – Café com Cidadania (Central do Cidadão) 
16h – Celebração da Misericórdia com as Crianças (Igreja Matriz) 
19h30 – NOVENA 
21h00 – Convivência Fraterna 

Dia 09/01 – SÁBADO – Tema: FAMÍLIA, EDUCADORA DA FÉ 
06h - Celebração Eucarística 
Local: residência de Gorete Fonseca 
Rua José Cortez Cabral, 45 
16h – Batizados (Igreja Matriz) 
19h30 - NOVENA 
21h - Convivência Fraterna 

Dia 10/01 – DOMINGO – Tema: A JUVENTUDE E A MISSÃO 
06h - Celebração Eucarística 
Igreja Matriz da Beata Lindalva e São Crsitovão 
19h30 - NOVENA 
21h - Convivência Fraterna 

Dia 11/01 – SEGUNDA FEIRA – Tema: IGREJA, LUGAR DA MISERICÓRDIA 
06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Flávia e Toni 
Rua Joaquim das Virgens, 01 
19h30 – NOVENA 
21h – Convivência Fraterna 

Dia 12/01 – TERÇA FEIRA – Tema: ESPERANÇA, DOM DIVINO 
06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Seu Joca do DNOCS 
Rua Vila Nova da Princesa, 17 
16h – Celebração da Misericórdia com os Jovens (Igreja Matriz) 
19h30 – NOVENA 
21h – Convivência Fraterna 

Dia 13/01 – QUARTA FEIRA – Tema: A IGREJA E O COMPROMISSO SOCIA
06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Tatiana e Kaquinho 
Rua Samuel Sandoval da Fonseca, 83 (Novo Horizonte) 
19h30 – NOVENA 
21h – Convivência Fraterna 

Dia 14/01 – QUINTA FEIRA – Tema: MISSÃO É EVANGELIZAR 
06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Terezinha Ferreira 
Rua José Macêdo Freire, 701 
16h – Celebração da Misericórdia com os Adultos (Igreja Matriz) 
19h30 – NOVENA 
21h – Convivência Fraterna 

Dia 16501 – SEXTA-FEIRA – Tema: MISERICÓRDIA E PARTILHA 
06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Darivan Albano 
Chácara da Vovó Chiquita (Vista Bela) 
19h30 – NOVENA 
21h – Convivência Fraterna 

Dia 16/01 – SÁBADO – Tema: PAZ, FRUTO DA JUSTIÇA 
06h – Celebração Eucarística 
Local: residência de Rejane Rodrigues, 43 
Rua João Macaíba, 43 (Novo Horizonte) 
19h30 – NOVENA 
21h – Convivência Fraterna 

Dia 17/01 – DOMINGO 
06h – XI CAVALGADA DA BEATA LINDALVA 
06h30 – Celebração Eucarística (Igreja Matriz) 
08h30 – Missa do Vaqueiro (local do futuro Santuário da Beata Lindalva) 
11h30 – TRADICIONAL ALMOÇO DA BEATA LINDALVA 
Local: Pátio da Igreja Matriz da Beata Lindalva e São Cristovão 
18h30 – Procissão 
19h30 – Missa Solene de Encerramento 
21h – Convivência Fraterna 

Por Alderi Dantas, 6/01/2016 às 21:06 

05/01/2016

RN: Restaurantes populares não têm prazo para voltar a funcionar

Cerca de 19 mil pessoas em todo o Estado do Rio Grande do Norte estão prejudicadas com o fechamento dos restaurantes popular ocorrido desde o dia 31 de dezembro de 2015 e, o pior, em contato com à imprensa da capital potiguar a secretaria-adjunta da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Maira Leiliane Almeida, afirmou que ainda não tem uma data definida para o programa Restaurante Popular voltar a funcionar.

Segundo nota divulgada pela Sethas, a suspensão temporária dos serviços acontece uma vez que os contratos em vigor com as empresas que mantém o funcionamento dos restaurantes populares se encerram nesta quinta-feira (31). De acordo com a nota, não há possibilidade de estender o contrato com estas empresas.

A nota ainda explica que a interrupção no fornecimento das refeições nos restaurantes populares de 20 municípios potiguares segue uma recomendação do Ministério Público, em virtude da investigação dos empresários fornecedores dos restaurantes.

O Sindicato dos Trabalhadores em Bares, Restaurantes e Atividades Similares do Rio Grande do Norte (SINTBARN), em nota sobre a decisão da Sethas de suspender as atividades dos Restaurantes Populares, afirmou que os trabalhadores foram “pegos de surpresas” e que considera a medida “no mínimo, impensada e extremamente antissocial, não apenas pelos trabalhadores afetados, mas, também pela quantidade de pessoas beneficiadas pela alimentação servida nesses Restaurantes” .

Na nota assinada pelo presidente da entidade, José Cruz Lemos, o sindicato ressaltou que desconfia “dos motivos alegados para tomada desta decisão, haja vista, que o próprio Ministério Público emitiu desmentido sobre a recomendação de fechamento”.

Por Alderi Dantas, 5/01/2016 às 13:48 - Foto: TNOnline

04/01/2016

As perguntas, os murmúrios e as metas

“Por que parou de escrever?” perguntaram alguns. Outros falaram que era uma folga e teve até quem murmurasse que a preguiça estava falando mais alto.

Na verdade não parei de escrever, apenas estava escrevendo em outro lugar. O ano de 2015 me rendeu muitas histórias, a maioria importante para a minha formação e aprendizagem. Focar no título de Especialista em Assessoria de Comunicação e por concluir uma segunda graduação com a obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, foram objetivos que tive que impor como meta.

Nesse tempo, parar de escrever para o blog foi apenas alguns dos projetos em movimento que precisei pausar no propósito de que outros pudessem andar.

Portanto, minhas primeiras palavras são: obrigado, muito obrigado Deus, por proporcionar a oportunidade de fazer este agradecimento como sinal de que as metas foram cumpridas. Assim, chego para dizer que estou novamente vivo na blogosfera.

Por Alderi Dantas, 4/01/2016 às 11:10