O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó/Piranhas/Açu, José Procópio de Lucena tem defendido que as prefeituras de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando, Timbaúba dos Batistas se unam em mutirão aos municípios da Paraíba e realizem a limpeza do Rio, facilitando a chegada da água liberada pelo Complexo Mãe D’água em Coremas (PB).
“Essa água pode não ser suficiente para garantir o abastecimento d’água como deveria. Por isso que estamos com tarefas de aumentar a fiscalização de imediato, fazer a conjugação da água de Mãe D’água com Coremas, e a outra é que os prefeitos destes municípios do Seridó junto com as da Paraíba deveriam fazer um mutirão para fazer uma limpeza no Rio e criar uma calha que essas água tivesse uma corrida livre, pra ver se chega aqui e dá pra todo mundo”, explicou.
Do blog: O assoreamento é um problema que atinge os rios e faz com que eles sejam alterados e, em casos extremos, até extintos. Infelizmente, a Bacia do Piancó/Piranhas/Açu passa por esse problema ao longo de todo o seu curso d´água. Não existe porque negar que um dos problemas que acelerou o processo de seca do leito da lagoa do Piató foi exatamente a formação de bancos de areia que provocaram o desvio do curso e a entrada d´água no canal que chega a lagoa. Portanto, a limpeza da Bacia do Piancó/Piranhas/Açu é uma necessidade urgente em toda a sua extensão.
0 Comentários:
Postar um comentário