A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou quarta-feira, 01 de abril, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, o Fórum Estadual sobre Controle e Prevenção da Dengue e Inovação Tecnológica, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O objetivo foi apresentar a situação da dengue no estado aos municípios e ofertar um espaço de discussão sobre o tema, além de buscar sensibilizar os gestores municipais para adesão ao projeto do Observatório da Dengue, desenvolvido por professores e alunos da UFRN.
O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue, decretada no último dia 27 de março. A medida foi tomada com base no Diagrama de Controle da Dengue, ferramenta que identifica a situação de epidemia de acordo com o comparativo de anos anteriores que não foram epidêmicos. A última epidemia de dengue decretada no Rio Grande do Norte havia sido em 2008.
Em 2015, até o último dia 28 de março, foram notificados 7.530 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 220,84% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando houve 2.347 casos notificados. Até o momento, houve 774 confirmações da doença. Foram notificados sete óbitos suspeitos, com a confirmação laboratorial de apenas um óbito pela doença, até o momento.
A prefeitura do Assu participou deste momento através da coordenadora de endemias da secretaria municipal de Saúde, enfermeira Talita Mayara Morais Bertoldo.
Por Alderi Dantas, 01/03/2015 às 20:03
0 Comentários:
Postar um comentário