A senadora Fátima Bezerra (PT- RN) defendeu, em Plenário, nesta quarta-feira (18), uma reforma política democrática, que atenda aos anseios dos principais movimentos sociais. Fátima destacou campanha encabeçada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Ordem dos Advogados do Brasil , em conjunto com diversas entidades da sociedade civil, que já recolheu meio milhão de assinaturas em defesa de um projeto de lei de iniciativa popular para efetivar uma reforma política de qualidade no país.
Entre os principais pontos da chamada reforma política democrática estão o fim das doações de campanha por empresas, eleições proporcionais em dois turnos, proporcionalidade na representação por homens e mulheres e fortalecimento da participação da sociedade em decisões nacionais importantes.
Fátima Bezerra fez questão de deixar claro que o atual sistema político é estruturalmente corrompido pelo poder econômico, que o financiamento empresarial das campanhas eleitorais torna a sociedade política refém de interesses minoritários da sociedade brasileira, enquanto os interesses populares são costumeiramente desprezados.
Por Alderi Dantas, 18/03/2015 às 20:38 - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
0 Comentários:
Postar um comentário