O fotógrafo Marcelo Buainain, 52, dá continuidade ao seu projeto ‘Era uma vez...’ que evidencia a participação histórica do jumento no desenvolvimento humano, especialmente no Nordeste. Envolvendo fotografia, literatura e debates, o projeto foi contemplado com o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, da Fundação Nacional das Artes. A estreia foi deu-se com lançamento de livro e exposição “Era uma vez...o jumento”, na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, onde o fotógrafo mostra a beleza mas também denuncia e retrata os maus-tratos, abandono e risco de extinção do animal. A segunda etapa aconteceu nesta terça-feira, quando o anfitrião reuniu público, autoridades e especialistas para debater o tema, às 18h30, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (Natal).
Participam da mesa Marcelo Buainain (fotógrafo e anfitrião) - “A imersão fotográfica, do litoral ao sertão”; Paulo Bezerra(escritor e médico) - “Pelo Sertão - Contos e histórias sobre o Jumento”; Fernando Viana Nobre (zootecnista e professor) - “História e Cultura: O Jumento no Nordeste Brasileiro”; Eribaldo Gomes Nobre (produtor rural) - “Os Jumentos na Fazenda em Apodi/RN”; Kátia Regina Freire Lopes (engenheira agrônoma, veterinária, sócia fundadora da ONG DNA) - “A Defesa Contra o Abate do Jumento no Brasil” e Eduardo Aparício - “A Experiência da UIPA - União Internacional de Proteção ao Animal no Ceará na implantação do Parque Temático Padre Viera”.
“Depois do que vi, pelas minhas andanças documentando a situação dos jumentos pelo Nordeste, senti ainda mais profundo respeito por esses animais e empatia pela causa. Esperamos que esse trabalho reforce nas pessoas, que se interessam pela causa animal e preservação das espécies, o sentimento de que precisa ser feito algo agora, no presente, para que no futuro eles não se tornem apenas peças de zoológico ou imagens em livros”, explica Buainain.
0 Comentários:
Postar um comentário