A memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu reúne nesta sexta-feira, 03, feriado estadual, um público estimado em 40 mil pessoas no Monumento aos Mártires, em São Gonçalo do Amarante (RN). A estimativa é da prefeitura local.
As celebrações começaram cedo no local e só serão ao fim do dia com concelebração presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Desde às 7h são celebradas missas por diversos padres, além de shows com Fátima Santos e Elba Ramalho, iniciado por volta das 16h.
As homenagens religiosas aos mártires de Cunhaú e Uruaçu começaram no ano 2000, com a beatificação dos Protomártires do Brasil pelo estão papa João Paulo II. Os 30 mártires foram assassinados em 1645 durante a invasão holandesa no Brasil.
O primeiro massacre aconteceu no engenho de Cunhaú, em Canguaretama, e o segundo, três meses depois, em Uruaçú. De acordo com historiadores, as ações aconteceram durante missas porque os holandeses não aceitavam as celebrações católicas.
O feriado estadual do dia 3 de outubro foi reconhecido por parte do poder público civil, através de lei estadual, como dia da Festa dos Protomártires do Brasil.
0 Comentários:
Postar um comentário