Já no dia 05 de junho, às 19h, o artista assuense participa da mostra coletiva intitulada “III Expo Futebol e Arte - Copa 2014”, no Bardallo’s, localizado na Cidade Alta, em Natal.
Wagner di Oliveira é pintor autodidata, filho do pintor e músico Barrinha. A aprendizagem começou aos sete anos, entre revistas de arte e livros de pinturas de Leonardo da Vinci, Monet, Picasso e Van Gogh. Tanta admiração pelos mestres fez o artista tentar vender pequenas histórias ilustradas em folha de ofício na escola.
Por isso mesmo a principal influência não veio do universo pictórico e sim dos quadrinhos dos anos 1980, notadamente Mozart Couto, Eugênio Colonnese, Edmundo Rodrigues e Flavio Colin. Naquela época, era apaixonado por gibis e começou a absorver as técnicas desses quadrinistas.
“Quando comecei a pintar tinha umas seis bisnagas com cores diferentes, mas nenhuma delas era da cor de pele, então resolvi usar o marrom e pintar uma linda negra. Se você pegar as mulheres de Mozart Couto, transformá-las em mulatas, e as colocar em uma tela, vem logo a comparação com Di Cavalcanti”, diz o artista.
A primeira exposição de Wagner de Oliveira foi no evento cultural AssuMix, em 2004. Expôs em festas, quermeses e feiras de negócios de Assu. Em 2005 mostra o valor da sua obra na Caixa Econômica. No mesmo ano, realiza cinco exposições durante o movimento Arte em Toda Parte. Assim, o artista comemora 10 anos nesse ano.
Por Alderi Dantas, 16/05/2014 às 23:44
Estou muito feliz com o merecido alcance do trabalho de Wagner. Parabéns!
ResponderExcluirA matéria está ótima, Alderi.
Abraço.