Principais erros que devem ser evitados em seu perfil ou página (fanpage) no facebook e demais redes sociais
Por Alderi Dantas - Jornalista e Pós-graduando em Assessoria de Comunicação
Presentes no dia a dia principalmente para uso pessoal, as redes sociais revelam um pouco da personalidade e da postura dos profissionais. Sabendo disso, as empresas têm buscado utilizar essas mídias como ferramenta de recrutamento de recursos humanos. Mesmo quem não está à procura de emprego precisa atentar para o tipo de conteúdo que divulga nos perfis virtuais. Para não correr risco de ver a caminhada profissional desandar, como aconteceu com a relações públicas da IAC, empresa de internet que é dona de marcas famosas como o Vimeo, o Tinder e o Ask.com, que foi demitida após postar uma mensagem ofensiva em sua conta no Twitter na última sexta-feira (20), o blog publica uma lista com os sete principais equívocos cometidos em redes sociais.
Justine, que postou minutos antes de seu voo decolar: "Estou indo para a África. Tomara que eu não pegue AIDS. Estou brincando. Eu sou branca!", não esperava que o tuíte fosse gerar tanta polêmica. Pouco tempo após a publicação na web, os principais formadores de opinião retuítaram, indignados, as palavras da moça. A web então entrou em fúria. Internautas do mundo todo tuitavam a hashtag #HasJustineLandedYet ("#AJustineJáChegou?"), a espera do desembarque de Justine na África e de um pedido de desculpas da relações públicas.
Ao chegar na África do Sul, a executiva deletou suas contas no Twitter, no Instagram e no Facebook, sem falar sobre o assunto. A IAC, por sua vez, divulgou um comunicado oficial sobre a polêmica: "É um comentário ofensivo, que não reflete a opinião e os valores da IAC. Nós levamos esse assunto muito a sério e já demitimos a empregada em questão".
O blog também aponta questões interessantes que podem ser evitadas e alguns cuidados para que a página da sua empresa (fanpage) obtenha melhores resultados na maior mídia social do mundo. Vamos conferir:
Expor intimidades pessoais
Nas redes sociais é comum descobrimos um pouco mais da vida de cada pessoa. Nela também temos acesso aos seus gostos musicais, suas preferências de leitura e cinema, além de fotos e vídeos. Mas, assim, como na nossa vida diária, tudo tem limite. Por isso, é importante não se expor demais na internet. É impossível saber quem está olhando e como fotos e vídeos podem ser alterados e usados para outros fins. O melhor a fazer é colocar apenas o essencial sem deixar dados pessoais, placas de veículos nem informações de sua rotina diária. Procure manter um conteúdo mais genérico.
Usar a rede social no ambiente de trabalho
Algumas pessoas costumam checar constantemente seu perfil nas redes sociais e interagir com ela por algum tempo. Isso não é um problema, contanto que seja feito por alguns minutos durante o intervalo. Fazer isso no trabalho, por outro lado, não é bem visto. Primeiro porque demonstra falta de comprometimento com suas funções e também falta de respeito com os colegas. Em alguns casos o uso das redes pode ser benéfico para o trabalho, como para buscar informações sobre empresas e fazer contatos profissionais. Se esses não forem os motivos que o levam a acessar seu perfil na empresa, é melhor esperar até chegar em casa.
Manifestar posições políticas ou partidárias
Dependendo de onde você atua, sua posição política pode trazer desconforto para o ambiente de trabalho, ainda mais se divergir do posicionamento da empresa. O ponto aqui não é trocar seus ideais e ideologias, mas entender que algumas vezes é preciso colocar os interesses profissionais acima dos políticos. Atitudes como mandar discursos, perfis de candidatos e, com isso, tentar influenciar colegas de trabalho pode não trazer o tipo de atenção que você gostaria de receber. Em alguns casos continuar com essa visão pode ocasionar afastamento ou até mesmo demissão. O melhor a fazer é manter uma postura profissional e não deixar os outros aspectos da sua vida afetarem seu trabalho. No caso da página da empresa (fanpage) manifestar posições políticas ou partidárias pode trazer um prejuízo maior que é o afastamento do seu cliente da empresa e provavelmente a perda de muitas vendas.
Não se preocupar com ortografia e gramática
Com a utilização das redes sociais as pessoas escrevem de forma muito coloquial e abreviada, fato que não traz problemas, já que a própria internet pede por uma linguagem mais dinâmica e descontraída. O que algumas pessoas parecem não entender é que essa escrita deve se limitar estritamente ao meio virtual. Levando isso em consideração. Escrever e-mails, lembretes, recados e textos com esse método pode gerar desconforto e até advertências dentro da empresa. É melhor deixar essa linguagem para a própria internet e continuar usando o português correto na hora do trabalho.
Falar em nome da empresa
Se você é o responsável por cuidar do Twitter, Facebook ou Orkut da sua empresa lembre-se: você é o ouvido da companhia na internet. Todos os problemas com clientes, consumidores e público em geral irão chegar primeiro a você, por isso tenha cuidado com o tipo de resposta que vai fornecer. Levar críticas e reclamações para o lado pessoal afetam diretamente a imagem que o público tem da empresa e, além disso, sua carreira dentro dela, já que você não soube se comportar de maneira profissional e acabou se responsabilizando por um problema que não era inteiramente seu. Nesse momento, o melhor a fazer é levar a situação aos seus superiores e, com eles, procurar a melhor maneira de apurar e resolver a questão.
Dizer na rede social o que não diria pessoalmente
O mundo virtual traz inúmeras novidades tecnológicas para o nosso cotidiano, mas não no quesito relacionamento. E é exatamente nesse ponto que muitas pessoas costumam errar. Você deve saber pesar o que é relevante, importante e ofensivo para outras pessoas que se encontram na sua rede social do mesmo jeito que faria no seu dia a dia. Por isso, evite colocar no seu perfil piadas ofensivas e enviar comentários se referindo de maneira sarcástica ou irônica a outras pessoas. É preciso ter bom senso para distinguir o que é ou não aceitável. E lembre-se! Em muitos casos as redes sociais são usadas como recurso para conseguir emprego ou até mesmo promoção. Com isso em mente, tome cuidado com o que atrela à sua personalidade virtual.
Publicar com muita frequência no mesmo dia
Encher os fãs de atualizações da sua página, dificultando que eles acompanhem seus amigos, é algo que pode custar o engajamento do fã e pode até ser considerado spam. Para empresas em geral, recomenda-se publicar conteúdo de 1 a 3 vezes por dia - mas somente se você tiver um ótimo conteúdo para compartilhar. Se a sua marca for um jornal ou outra empresa de mídia, é aceitável uma média de 6 a 12 publicações por dia. Alguns profissionais de mídias sociais recomendam repetir, repostar, republicar o mesmo conteúdo (ou uma chamada para ele). Pense: pode ser que muita gente siga você com afinco e acabe cansada do seu estilo depapagaio. Caso realmente precise repetir, assegure-se de fazê-lo com uma nova roupagem, dentro de um novo contexto.
Postado em 22/12/2013 às 19:00
Justine, que postou minutos antes de seu voo decolar: "Estou indo para a África. Tomara que eu não pegue AIDS. Estou brincando. Eu sou branca!", não esperava que o tuíte fosse gerar tanta polêmica. Pouco tempo após a publicação na web, os principais formadores de opinião retuítaram, indignados, as palavras da moça. A web então entrou em fúria. Internautas do mundo todo tuitavam a hashtag #HasJustineLandedYet ("#AJustineJáChegou?"), a espera do desembarque de Justine na África e de um pedido de desculpas da relações públicas.
Ao chegar na África do Sul, a executiva deletou suas contas no Twitter, no Instagram e no Facebook, sem falar sobre o assunto. A IAC, por sua vez, divulgou um comunicado oficial sobre a polêmica: "É um comentário ofensivo, que não reflete a opinião e os valores da IAC. Nós levamos esse assunto muito a sério e já demitimos a empregada em questão".
O blog também aponta questões interessantes que podem ser evitadas e alguns cuidados para que a página da sua empresa (fanpage) obtenha melhores resultados na maior mídia social do mundo. Vamos conferir:
Expor intimidades pessoais
Nas redes sociais é comum descobrimos um pouco mais da vida de cada pessoa. Nela também temos acesso aos seus gostos musicais, suas preferências de leitura e cinema, além de fotos e vídeos. Mas, assim, como na nossa vida diária, tudo tem limite. Por isso, é importante não se expor demais na internet. É impossível saber quem está olhando e como fotos e vídeos podem ser alterados e usados para outros fins. O melhor a fazer é colocar apenas o essencial sem deixar dados pessoais, placas de veículos nem informações de sua rotina diária. Procure manter um conteúdo mais genérico.
Usar a rede social no ambiente de trabalho
Algumas pessoas costumam checar constantemente seu perfil nas redes sociais e interagir com ela por algum tempo. Isso não é um problema, contanto que seja feito por alguns minutos durante o intervalo. Fazer isso no trabalho, por outro lado, não é bem visto. Primeiro porque demonstra falta de comprometimento com suas funções e também falta de respeito com os colegas. Em alguns casos o uso das redes pode ser benéfico para o trabalho, como para buscar informações sobre empresas e fazer contatos profissionais. Se esses não forem os motivos que o levam a acessar seu perfil na empresa, é melhor esperar até chegar em casa.
Manifestar posições políticas ou partidárias
Dependendo de onde você atua, sua posição política pode trazer desconforto para o ambiente de trabalho, ainda mais se divergir do posicionamento da empresa. O ponto aqui não é trocar seus ideais e ideologias, mas entender que algumas vezes é preciso colocar os interesses profissionais acima dos políticos. Atitudes como mandar discursos, perfis de candidatos e, com isso, tentar influenciar colegas de trabalho pode não trazer o tipo de atenção que você gostaria de receber. Em alguns casos continuar com essa visão pode ocasionar afastamento ou até mesmo demissão. O melhor a fazer é manter uma postura profissional e não deixar os outros aspectos da sua vida afetarem seu trabalho. No caso da página da empresa (fanpage) manifestar posições políticas ou partidárias pode trazer um prejuízo maior que é o afastamento do seu cliente da empresa e provavelmente a perda de muitas vendas.
Não se preocupar com ortografia e gramática
Com a utilização das redes sociais as pessoas escrevem de forma muito coloquial e abreviada, fato que não traz problemas, já que a própria internet pede por uma linguagem mais dinâmica e descontraída. O que algumas pessoas parecem não entender é que essa escrita deve se limitar estritamente ao meio virtual. Levando isso em consideração. Escrever e-mails, lembretes, recados e textos com esse método pode gerar desconforto e até advertências dentro da empresa. É melhor deixar essa linguagem para a própria internet e continuar usando o português correto na hora do trabalho.
Falar em nome da empresa
Se você é o responsável por cuidar do Twitter, Facebook ou Orkut da sua empresa lembre-se: você é o ouvido da companhia na internet. Todos os problemas com clientes, consumidores e público em geral irão chegar primeiro a você, por isso tenha cuidado com o tipo de resposta que vai fornecer. Levar críticas e reclamações para o lado pessoal afetam diretamente a imagem que o público tem da empresa e, além disso, sua carreira dentro dela, já que você não soube se comportar de maneira profissional e acabou se responsabilizando por um problema que não era inteiramente seu. Nesse momento, o melhor a fazer é levar a situação aos seus superiores e, com eles, procurar a melhor maneira de apurar e resolver a questão.
Dizer na rede social o que não diria pessoalmente
O mundo virtual traz inúmeras novidades tecnológicas para o nosso cotidiano, mas não no quesito relacionamento. E é exatamente nesse ponto que muitas pessoas costumam errar. Você deve saber pesar o que é relevante, importante e ofensivo para outras pessoas que se encontram na sua rede social do mesmo jeito que faria no seu dia a dia. Por isso, evite colocar no seu perfil piadas ofensivas e enviar comentários se referindo de maneira sarcástica ou irônica a outras pessoas. É preciso ter bom senso para distinguir o que é ou não aceitável. E lembre-se! Em muitos casos as redes sociais são usadas como recurso para conseguir emprego ou até mesmo promoção. Com isso em mente, tome cuidado com o que atrela à sua personalidade virtual.
Publicar com muita frequência no mesmo dia
Encher os fãs de atualizações da sua página, dificultando que eles acompanhem seus amigos, é algo que pode custar o engajamento do fã e pode até ser considerado spam. Para empresas em geral, recomenda-se publicar conteúdo de 1 a 3 vezes por dia - mas somente se você tiver um ótimo conteúdo para compartilhar. Se a sua marca for um jornal ou outra empresa de mídia, é aceitável uma média de 6 a 12 publicações por dia. Alguns profissionais de mídias sociais recomendam repetir, repostar, republicar o mesmo conteúdo (ou uma chamada para ele). Pense: pode ser que muita gente siga você com afinco e acabe cansada do seu estilo depapagaio. Caso realmente precise repetir, assegure-se de fazê-lo com uma nova roupagem, dentro de um novo contexto.
Postado em 22/12/2013 às 19:00
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