15/12/2013

# Dica da SEMANA

O que fazer (e evitar) na festa de fim de ano da empresa


Além de Natal e Ano Novo, a chegada do fim do ano também reserva confraternizações de empresas. O ambiente festivo, porém, exige certos cuidados com o comportamento para que a comemoração não manche sua imagem pessoal e profissional diante de seus colegas e gestores.

Um comportamento inadequado, uma roupa extravagante ou exageros no consumo de bebidas alcoólicas podem significar até a demissão do funcionário, mesmo que isso não ocorra imediatamente. Por outro lado, se souber agir de modo certo, sendo educado e condizente com as regras da empresa, somados a uma conversa agradável com todos da festa, pode contar pontos a seu favor.

Para evitar situações vexatórias e que prejudiquem o seu futuro na empresa, segue algumas dicas de comportamento em eventos corporativos:

Presença marcada
Deixar de ir à festa de fim de ano da empresa pode parecer desdém com os demais colegas de trabalho e com a companhia. Mesmo que só possa fazer uma breve presença, vá.

Traje
Apesar do clima de festa e descontração, optar roupas que você usa quando sai com amigos é um erro. “Discrição e sobriedade são fundamentais.”

Conversas
Ao tentar se aproximar de alguém com quem não tem muito contato no dia a dia, se apresente antes. Vendo reciprocidade, inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com fazer piadas) e de conteúdo. Não fale sobre trabalho, este não é o momento para isso.

Coquetel/Buffet
Não haja como um faminto. Encher demais o prato e repetir diversas vezes é algo deselegante, “pega mal” e todos reparam.

Flerte
Se a empresa não proibir, vá em frente, mas com calma. Certifique-se de que o interesse é mútuo e não unilateral. “Ainda assim, caso seja correspondido, deixe os momentos de intimidade para outro local.”

Bebidas alcoólicas
Geralmente há bebidas alcoólicas à vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir, além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber com moderação e, principalmente, respeitar os seus limites.

Amigo secreto
Se tiver amigo secreto, fale de qualidades pessoais e profissionais e evite características negativas. E, por último, não tente fazer piadas com palavras pejorativas e apelidos.

Postado em 15/12/2013 às 19:00 – Com informações da InfoMoney

0 Comentários:

Postar um comentário