Um dos ápices da programação organizada pela Arquidiocese de Natal é o show do padre Reginaldo Manzotti, marcado para as 16h. A festa dos mártires, em Uruaçu, será encerrada com uma missa, às 18 horas, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Outras celebrações serão realizadas às 10h e às 12h. No horário das 10h às 14h, haverá atendimento de confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Decreto
Os 30 Protomártires de Cunhaú e Uruaçu passam, a partir deste dia 3 de outubro, a ser venerados pelos católicos como Padroeiros do Rio Grande do Norte, e celebrados em todas as Igrejas e Capelas da congregação católica do Estado. O decreto de nº 7/2013 nesse sentido foi assinado pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.
Os mártires foram sacrificados e mortos pelos invasores holandeses em 16 de julho de 1645 por não abjurarem a fé católica, casos dos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira e mais 27 companheiros.
Informação publicada no site da Arquidiocese de Natal revela que para emitir o decreto, o arcebispo de Natal considerou alguns fatos, como a beatificação dos mártires, ocorrida em 5 de março de 2000, na praça de São Pedro, no Vaticano, pelo então papa João Paulo II, que os chamou de Protomártires do Brasil, reconhecendo-os como “os primeiros a testemunharem com o sangue em terras brasileiras a Fé em Cristo e o Amor à Igreja Católica”. Considerou ainda o reconhecimento pelos Bispos do Brasil da fidelidade do leigo Mateus Moreira à Santa Eucaristia, que rezou na hora do martírio “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”, proclamando-o Padroeiro dos Ministros da Eucaristia no Brasil, em 2005. Além disso, considerou-se o fato de a data de 3 de outubro ser reconhecida por parte do poder público civil, através de lei estadual, como dia da Festa dos Protomártires do Brasil, um feriado estadual.
Por Alderi Dantas, 3/10/2013 às 07:38
0 Comentários:
Postar um comentário