O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quarta-feira, critérios mais rigorosos para monitoramento e suspensão temporária de planos de saúde. Agora, as empresas que tiverem contra si reclamação de negativa de atendimento estarão sujeitas a multa ou até suspensão de novas vendas. Até então a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluía apenas queixas em relação a descumprimento de prazos para marcação de consultas, exames e cirurgias.
A negativa de atendimento dentro do rol de procedimentos obrigatórios que o plano deve cumprir, negativa no período de carência, não oferecer ou negar exame, não garantir o reembolso, passam a ser reclamações monitoradas para suspensão do direito de venda.
Entre dezembro de 2012 e março deste ano, a ANS recebeu 13,3 mil reclamações sobre garantias de atendimento, envolvendo 509 operadoras de planos. Nenhum plano foi suspenso, já que as suspensões começam a ser feitas, de acordo com os novos critérios, em junho.
No entanto, é preciso destacar as necessidade dos usuários formalizar a denúncia pelo Disque ANS (0800 701 9656) ou a Central de Relacionamento no site da ANS. A queixa registrada é decisiva para o controle de qualidade que é preciso ser feito nos planos de saúde.
Por Alderi Dantas, 24/04/2013 às 14:33
Entre dezembro de 2012 e março deste ano, a ANS recebeu 13,3 mil reclamações sobre garantias de atendimento, envolvendo 509 operadoras de planos. Nenhum plano foi suspenso, já que as suspensões começam a ser feitas, de acordo com os novos critérios, em junho.
No entanto, é preciso destacar as necessidade dos usuários formalizar a denúncia pelo Disque ANS (0800 701 9656) ou a Central de Relacionamento no site da ANS. A queixa registrada é decisiva para o controle de qualidade que é preciso ser feito nos planos de saúde.
Por Alderi Dantas, 24/04/2013 às 14:33
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