01/04/2013

Governo prorroga IPI reduzido para carros até dezembro

O governo federal decidiu prorrogar pela quarta vez a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. O imposto, que deveria ser elevado a partir deste dia 1º de abril, permanecerá no patamar que vai de 2% a 8% até dezembro, para manter a indústria automobilística com a produção aquecida e estimular a atividade econômica.

No caso dos carros populares flex e a gasolina, com motores de até mil cilindradas, a alíquota, que originalmente era de 7%, caiu para zero no ano passado. Subiu para 2% em janeiro e, agora, passaria para 3,5%. Para carros com motor flex de mil a duas mil cilindradas, a alíquota original de 11% caiu para 5,5% no ano passado e está agora 7%. Subiria para 9%. Para os carros a gasolina, também de mil a duas mil cilindradas, o IPI passaria de 8% para 10%.

Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os movidos a gasolina e em 18% para os carros flex. Também foi prorrogada a alíquota de 2% de IPI até 31 de dezembro para veículos comerciais leves. A alíquota original nesse segmento é de 8%.

Por Alderi Dantas, 1/04/2013 às 09:16

0 Comentários:

Postar um comentário