28/03/2013

Lista de aprovados no Vestibular 2013 da UERN é antecipada para segunda-feira, dia 1º

A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, confirmou para a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, a divulgação do resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2013 (PSV 2013). A divulgação ocorrerá às 16h.

Inicialmente o resultado do PSV 2013 estava previsto para o dia 05 de abril.

Também no dia 1º de abril será publicado o edital com informações sobre datas e toda a documentação necessária para a realização das matrículas dos aprovados.

Por Alderi Dantas, 28/03/2013 às 09:02

27/03/2013

‘Noite da Boemia’ levará música à praça São João nesta quarta-feira

A população assuense está sendo convidada para participar nesta quarta-feira, 27 de março, de mais uma edição da Noite da Boemia, evento promovido pela prefeitura do Assu, através da secretaria de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo.

A programação tem início às 21h na praça São João Batista, no Centro do Assu. O diferencial do evento é o apagar das luzes da praça, para que os presentes possam apreciar todo o repertório musical envolvidos sob a luz da lua cheia.

Nesta edição da Noite da Boemia, apresentam-se vários artistas da terra, entre os quais: Nelsinho Santos.

Por Alderi Dantas, 27/03/2013 às 09:07

25/03/2013

Audiência na UFRN discute sobre expansão do ensino superior no Vale do Açu

A expansão do ensino superior no Vale do Açu foi tema de uma audiência nesta segunda-feira (25) entre a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva, o prefeito Ivan Júnior (Assu), a deputada federal Fátima Bezerra e os deputados Fernando Mineiro e Nelter Queiroz.

Ficou demandado novas reuniões com as demais instituições de ensino superior (UFERSA, IFRN e UERN), evitando assim a duplicidade de esforços e superposições e a elaboração de um estudo por parte da prefeitura do Assú que possa levantar os cursos que melhor atenda as necessidades da região.

Por Alderi Dantas, 25/03/2013 às 18:05

UERN disponibiliza 442 vagas não iniciais nos cursos de graduação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN) torna público o número de Vagas Não Iniciais Disponíveis nos Cursos de Graduação da UERN, referentes aos 1º e 2º semestres letivos de 2013, e os critérios para o preenchimento das mesmas.

Serão ofertadas 442 Vagas Não Iniciais Disponíveis nos Cursos de Graduação, apuradas pelo Departamento de Admissão e Registro Escolar - DARE - a serem preenchidas nos 1º e 2º semestres letivos de 2013.

As inscrições podem ser feitas no período de 25 a 27 de março de 2013, na secretaria das Faculdades e das demais Unidades Universitárias à qual o Curso pertença, nos horários de 7h30 às 11h e das 19h às 21h30.

Clique aqui e consulte o Edital.

Por Alderi Dantas, 25/03/2013 às 09:19

Matriz de São João Batista divulga horários das missas na Semana Santa

As missas em celebração à Semana Santa começaram a ser celebradas neste domingo (24), quando se comemorou o Domingo de Ramos na Igreja Católica.

A programação na igreja matriz de São João Batista, em Assú, iniciada ontem tem sequência nesta segunda-feira (25), das 8h às 12h, com confissão individual.

Na terça-feira (26), confissão individual das 8h às 12h e celebração eucarística às 17h30. Já na quarta-feira (27), além de confissão individual das 8h às 12h terá celebração eucarística às 17h30 e celebração penitencial às 19h30.

A tradicional missa do lava-pés na igreja matriz de São João Batista (Assú) acontece na quinta-feira (28) às 19h30. Na sexta-feira (29), pela manhã haverá adoração ao santíssimo e confissão individual, missa às 15h30 para celebrar a paixão e morte de Jesus e às 19h30 acontece a via sacra, com os homens saindo da matriz e as mulheres saindo das capelas de N. Sra. da Conceição (Vertentes) e São Tarcísio (Dom Eliseu).

No sábado (30) a vigília pascal na matriz será a partir das 22h30. Por fim, no domingo de Páscoa haverá celebração eucarística às 19h30.

Por Alderi Dantas, 25/03/2013 às 00:06 - Foto: Jean Lopes 

24/03/2013

ARTIGO

A CRISE AMBIENTAL NO VALE DO AÇU

Por Joacir Rufino de Aquino & Raimundo Inácio da Silva Filho Economistas e professores da UERN/Assu

A microrregião do Vale do Açu – formada pelos municípios potiguares de Alto do Rodrigues, Assú, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael - é reconhecidamente uma das áreas mais ricas em recursos naturais do Rio Grande do Norte (RN) e do Nordeste brasileiro. Nela, principalmente a partir dos anos 1980, se instalaram e se expandiram atividades produtivas dinâmicas de grande expressão na economia do nosso estado.

Dentre essas atividades, a extração e o processamento de petróleo, a fruticultura irrigada baseada no uso de insumos químicos e a indústria ceramista, são, sem dúvida, as mais importantes na geração de empregos formais. Não se deve esquecer, porém, que tais segmentos produtivos são altamente intensivos no uso de recursos naturais, degradadores do meio ambiente e geradores de poluição. Ademais, a situação ganha contornos mais graves quando se leva em conta a ação da agricultura de sequeiro e as consequências da urbanização registrada na região, que gera anualmente toneladas de lixo e de esgotos, os quais, sem tratamento adequado, terminam contaminando o meio ambiente regional.

Nesse cenário, que se agrava a cada ano, uma das maiores vítimas tem sido o Rio Piranhas-Açu. Sem proteção dos órgãos de meio ambiente e carente de uma política de revitalização, o velho rio carrega em seu castigado leito as marcas das feridas causadas pelo desmatamento indiscriminado de sua mata ciliar, pelo assoreamento e pela poluição inconsequente das suas águas. A dimensão exata desse problema, contudo, é “desconhecida”, haja vista a insuficiência de pesquisas científicas sobre a temática. O que qualquer observador constata sem precisar de lupa é que o quadro ambiental é grave e seus efeitos cumulativos podem está empurrando a região para um “abismo ecológico” sem precedentes.

De fato, não é outra a sensação que se tem ao contemplar a paisagem regional por imagens aéreas ou caminhar em determinadas áreas do território açuense. Isso significa que a geração atual está exaurindo os recursos naturais e deixando para as gerações futuras o passivo ambiental. O problema é que essa “verdade inconveniente” tem sido pouco debatida e avaliada de forma crítica. E o que é pior, para muitas pessoas a luta pela proteção e recuperação do meio ambiente atrapalha ao invés de ajudar o “progresso” da microrregião. A questão é que esse tipo de visão focada apenas no curto prazo parece não resistir aos fatos concretos.
Em 2008 e 2009, as grandes enchentes que alagaram vastas áreas dos municípios do Vale do Açu mostraram claramente os resultados danosos da ocupação desordenada do meio ambiente, abalando duramente as bases da economia regional. Já em 2012, a terrível seca que atingiu o semiárido brasileiro também se revelou inclemente na região, evidenciando que mesmo contando com as maiores reservas de água do RN, nem de longe uma parcela significativa da população açuense está preparada para conviver com fenômenos climáticos extremos.

Essas evidências gerais retratam as inconsistências ambientais do atual modelo de desenvolvimento adotado no espaço geográfico açuense e, ao mesmo tempo, sinalizam para a necessidade urgente de mudanças. Para tanto, muitos desafios precisam ser vencidos, como, por exemplo: usar bem os recursos do petróleo (royalties) para investimento em educação, reduzir o uso de agrotóxicos e estimular a agroecologia, utilizar fontes alternativas de energia (biomassa), manter a carnaúba de pé, conservar e preservar o bioma Caatinga (sem desmatamento e caça predatória), proteger e recuperar a mata ciliar do Rio Piranhas-Açu, cuidar dos corpos d’água dos açudes e lagoas, dar um tratamento ambientalmente adequado ao lixo, conforme determina a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre outros.

Portanto, a história não está terminada. A realidade vigente pode ser modificada pela ação planejada e consciente numa perspectiva de longo prazo. Na construção de um projeto alternativo é necessário fiscalizar e punir severamente os agentes degradadores da natureza. Entretanto, a repressão por si só não será suficiente. Investimentos em infraestrutura e em educação ambiental são indispensáveis. Afora isso, as empresas, os gestores públicos e a sociedade civil organizada precisam entender que a preservação e a conservação do meio ambiente podem ser um trunfo estratégico para a promoção do desenvolvimento local, e, acima de tudo, são um dever constitucional de todos.

Postado em 24/03/2013 às 12:00

23/03/2013

Papas Francisco e Bento 16 realizam encontro inédito

O Papa Francisco e seu predecessor, o Papa Emérito Bento 16, mantiveram neste sábado, no palácio apostólico de Castel Gandolfo, uma conversa particular de 45 minutos, em um encontro inédito na história do catolicismo entre dois Papas.

Durante o encontro, o Papa emérito reiterou ao papa Francisco "sua reverência e obediência", o novo pontífice, por sua vez, manifestou seu "agradecimento próprio e de toda a Igreja pelo ministério desenvolvido por Bento 16 durante seu pontificado", informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Em maio, no entanto, quando se estabelecer em um antigo monastério na colina do Vaticano, o Papa emérito estará a poucos passos do gabinete de Francisco. Uma coabitação inédita terá início, e os encontros serão possíveis nos jardins.

Por Alderi Dantas, 23/03/2013 às 13:59

22/03/2013

Justiça reforça proibição quanto a transferência de presos para o CDP de Assu

A Juíza de Direito da Comarca de Assu, Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, determinou novamente intimação ao Secretário Estadual de Interior, Justiça e Cidadania e ao Coordenador do Sistema Penitenciário Estadual para providenciar dentro de 15 dias a transferência dos presos de outras Comarcas que se encontram recolhidos no Centro de Detenção Provisória – CDP de Assu e foram encaminhados para a unidade após a existência de decisão judicial determinando a interdição do estabelecimento prisional.

A Magistrada também mandou intimar o diretor do CDP para dar integral cumprimento a decisão proferida e receber exclusivamente naquela unidade prisional local os presos de justiça da Comarca de Assu.

A Juíza Aline Daniele em sua decisão também elevou a multa imposta ao Secretário da SEJUC e ao Coordenador da COAPE para R$ 1.500,00 diários em caso de eventual descumprimento da decisão.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte havia ajuizado Ação Civil Pública e teve deferido pedido de liminar para que o Estado se abstivesse de receber presos para custódia no DCP de Assu até que fosse efetuada reforma na unidade de modo que atendesse as exigências legais voltadas à salubridade do ambiente, à solidez da edificação e à segurança do encarceramento. Como a reforma não foi feita e a situação permaneceu, o MP entrou com a petição de obrigação de fazer e teve decisão favorável por parte do Judiciário.

Por Alderi Dantas, 22/03/2013 às 17:18

Banco do Brasil reduz em até 70% dinheiro disponível em caixas eletrônicos

O Banco do Brasil (BB) informou nesta sexta-feira (22) que reduziu em até 70% o dinheiro disponível em seus caixas eletrônicos durante o período da noite. Segundo o banco, a medida é resultado do uso de novo sistema de gestão de cédulas.

A redução no dinheiro disponível nos caixas eletrônicos chega a 70% nas praças consideradas mais críticas, ou seja, com maior incidência de ataques. O banco informa que o novo sistema, que começou a funcionar segunda-feira (18), busca inibir ataques aos caixas eletrônicos e aumentar a segurança dos clientes.

Por Alderi Dantas, 22/03/2013 às 16:09

Ministro da Saúde constata superlotação no maior hospital do RN

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, o maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte, por volta das 9h30 desta sexta-feira (22), e constatou, no momento, 47 pacientes nos corredores.

Na saída, Padilha reafirmou que serão investidos R$ 14 milhões no Rio Grande do Norte para melhoria do atendimento de urgência e emergência do Hospital Walfredo Gurgel.

Deste total, segundo o ministro, R$ 11 milhões serão investidos em 118 leitos de retaguarda, o que deverá desafogar os corredores do hospital.

O ministro anunciou ainda a criação de um núcleo de qualidade formado por médicos e enfermeiros que terão o papel de visitar diariamente os pacientes que estão no pronto-socorro.

Por Alderi Dantas, 22/03/2013 às 12:57

21/03/2013

Pedro Fernandes e Aldo Gondim são os novos reitor e vice-reitor eleitos da UERN

Os professores Pedro Fernandes e Aldo Gondin venceram a disputa para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para o cargo de reitor, Pedro Fernandes conquistou 51% do total de votos; Gilton Sampaio ficou com 33% e a professora Ana Dantas, com 16%.

Para o cargo de vice-reitor, a disputa era entre Aldo Godin que obteve 45% dos votos; Lúcio Ney 29,5%, Glaucia Russo 20,5% e Carlos Nascimento que obteve 5,5% dos votos válidos. O total de abstenção foi de 48,04%.

Com o resultado da eleição, os membros do Conselho Universitário (CONSUNI) vão se reunir no dia 5 de abril para homologar os eleitos. Depois disso, o Consuni vai enviar a lista tríplice para a governadora do Estado Rosalba Ciarlini para nomeação dos novos dirigentes da instituição. A posse do novo reitor e vice-reitor está marcada para o dia 28 de setembro.

A eleição para escolher o novo reitor da Uern movimentou mais eleitores do que em alguns municípios do Estado. Ao todo, 12.949 pessoas puderam exercer o voto, sendo 980 professores, 1.010 técnicos e 10.959 mil estudantes divididos em cinco campi avançados e nove núcleos de ensino superior.

Por Alderi Dantas, 21/03/2013 às 09:06

Rosalba Ciarlini demite secretário de saúde e faz 21ª mudança na sua equipe

Isaú Gerino não é mais secretário estadual de Saúde. A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) convidou o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Luís Roberto Fonseca, para a pasta.

A nomeação do novo comandante de uma das áreas mais críticas da administração estadual está publicada nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial do Estado.

Esta é a 21ª mudança que a governadora faz no secretariado desde 1° de janeiro de 2011, quando tomou posse. Luís Roberto Fonseca, por exemplo, é o terceiro secretário de Saúde em três anos.

Por Alderi Dantas, 21/03/2013 às 08:45

20/03/2013

Prefeituras voltam a ficar com saldo zero na conta do FPM

Um total de vinte e cinco prefeituras do Rio Grande do Norte ficaram com saldo zero em suas contas depois de receber a segunda parcela do mês de março do Fundo de Participação dos Municípios. Estas mesmas prefeituras fazem parte do grupo de 35 que tiveram saldo zero também no repasse da primeira parcela do FPM de março, depositada nas contas bancárias no dia 8 passado.

De acordo com relação divulgada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) ficaram com saldo zero as prefeituras dos seguintes municípios: Alto do Rodrigues, Apodi, Arez, Assu, Caicó, Carnaubais, Cerro Corá, Currais Novos, Goianinha, Guamaré, Ielmo Marinho e João Câmara, Monte Alegre, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedro Velho, Santana do Matos, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra Caiada, Serra do Mel, Tangará, Tenente Laurentino Cruz, Tibau do Sul e Upanema.

O saldo fica zerado quando, após descontadas as contribuições para a Saúde, Educação e Pasep, o dinheiro restante não é suficiente para pagamento das contribuições previdenciárias dos servidores públicos.

Por Alderi Dantas, 20/03/2013 às 18:04

UERN escolhe novos reitor e vice-reitor nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, a comunidade acadêmica irá às urnas escolher seus representantes a Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ao todo estão aptos a votar 12.949 eleitores, sendo 980 docentes, 1.010 técnicos e 10.959 discentes. A votação ocorrerá de 8h às 22h, nos seis Campi e 11 Núcleos Avançados da UERN.

Os eleitores votam separadamente para os cargos de reitor e vice-reitor. Para o cargo de reitor, são três candidatos: Ana Dantas (diretora do Campus Avançado de Natal), Pedro Fernandes (pró-reitor de Pós-Graduação da universidade) e Gilton Sampaio (diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros). Já para o cargo de vice-reitor, são quatro candidatos: Gláucia Russo, Carlos Nascimento, Aldo Gondim e Lúcio Ney.

O presidente da Comissão Eleitoral, prof. Armando Lúcio Ribeiro, destaca que a expectativa é de que o resultado seja conhecido até meia-noite.

Por Alderi Dantas, 20/03/2013 às 07:06

19/03/2013

Aprovação do governo Dilma registra recorde com 63%

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff passou para 63 por cento em março, ante 62 por cento em dezembro, enquanto sua aprovação pessoal foi para 79 por cento, contra 78 por cento em dezembro, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria, 29 por cento veem o governo como regular, mesmo patamar da sondagem anterior, e 7 por cento o classificam como péssimo ou ruim, também o mesmo patamar dos que assim pensavam no final do ano passado.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios entre os dias 8 e 11 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Por Alderi Dantas, 19/03/2013 às 18:06

Emparn registra chuvas em todas as regiões do RN

Nas últimas horas choveu em todas as regiões do Rio Grande do Norte. A confirmação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), responsável pelo monitoramento dos índices pluviométricos no estado.

De acordo com boletim divulgado nesta manhã, que registrou a ocorrência de chuvas entre as 7h da segunda e as 7h desta terça-feira (19), a maior incidência aconteceu na região Oeste potiguar. Em Serrinha dos Pintos a chuva acumulada foi de 80 milímetros. Em Martins choveu 75 milímetros e, em Tenente Ananias, 70 milímetros.

Ainda de acordo com os dados da Emparn, na região Central do estado os municípios onde mais choveu foram: Timbaúba dos Batistas(53 milímetros), São Fernando (23) e Serra Negra do Norte (18,1).

Na região Agreste choveu mais em Santo Antônio (10,3 milímetros), Serrinha (2,8) e Nova Cruz (0,8).

E na região Leste potiguar choveu mais em Baía Formosa (7,4 milímetros), Maxaranguape(5) e Parnamirim (4,3). Em Natal, a chuva foi de 1,3.

Por Alderi Dantas, 19/03/2013 às 12:29

FIFA confirma data do sorteio final da Copa 2014

A FIFA confirmou nesta terça-feira (19.03), em Zurique, na Suíça, que o sorteio final da Copa do Mundo da FIFA 2014 será realizado em 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, a partir das 13h (hora local). A confirmação veio durante coletiva de imprensa após reunião entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da entidade, Joseph Blatter, e o secretário-geral da instituição, Jérôme Valcke.

Por Alderi Dantas, 19/03/2013 às 12:11

Diário Oficial traz duas mudanças no secretariado de Rosalba

Agora é oficial. O Governo do Estado tem novos titulares nas secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A confirmação está na edição de terça-feira (19) do Diário Oficial do Estado.

Na Semarh, assume o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo (DEM), pretenso candidato a deputado Estadual nas eleições do ano em substituição ao pai (Getúlio Rêgo) na Assembleia.

O ex-prefeito de Serrinha e atual presidente da Anorc, José Teixeira de Souza Júnior, assume a secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, que estava sem titular desde a saída do deputado Betinho Rosado (DEM), em novembro de 2012.

Por Alderi Dantas, 19/03/2013 às 09:32

IDEMA inicia rodada de Consultas Públicas para discutir criação da APA das Carnaúbas

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA inicia nesta semana a rodada de Consultas Públicas para a discussão da proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Carnaúbas.

A primeira reunião acontece nesta terça-feira, 19, às 9 horas, na Secretaria de Assistência Social - auditório Professora Graça de Melo - do município de Carnaubais.

Os encontros pretendem reunir toda a comunidade dos municípios envolvidos para deliberar sobre a transformação de uma área de aproximadamente 100 mil hectares entre os municípios de Afonso Bezerra, Assu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu e Pendências em Unidade Estadual de Conservação - APA das Carnaúbas.
Carnaubais discute APA das carnaúbas
Por Alderi Dantas, 19/03/2013 às 07:26 - Foto: Jean Lopes

18/03/2013

Ministra do STF concede liminar suspendendo a nova Lei dos Royalties

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar ao governo do Rio de Janeiro para suspender nova regra de distribuição dos royalties do petróleo. O STF ainda não divulgou a íntegra do despacho da ministra.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, argumentou em seu pedido que as alterações nas regras de repartição dos royalties são inválidas e violam a Constituição e o pacto federativo. Ele também fundamentou a ação no fato de terem sido feitas mudanças que influenciam contratos já firmados, afirmando haver violação do direito adquirido.

O Congresso derrubou os vetos ao projeto que determina novos critérios de distribuição de royalties do petróleo e participação especial entre os entes federativos no último dia 7.

Por Alderi Dantas, 18/03/2013 às 20:16

Projeto da Universidade do Seridó será entregue em trinta dias à presidenta Dilma Roussef

O debate realizado nesta segunda-feira (18), em torno da criação da Universidade do Sérido, na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Nelter Queiroz (PMDB) e que reuniu as principais lideranças políticas do Estado, além de prefeitos e vereadores das 23 cidades da região Sérido, teve como uma das principais deliberações a elaboração de um projeto dentro dos próximos 30 dias para ser entregue à presidenta Dilma Roussef.

Toda a bancada federal manifestou apoio ao projeto de uma universidade federal para o Seridó e a deputada Fátima Bezerra (PT) trouxe números otimistas quanto à expansão do ensino técnico e superior. No caso da educação profissional, de 2005 a 2010 o governo implantou 19 escolas técnicas no Estado. O Plano Nacional de Educação está prestes a ser aprovado e o governo trabalha com a meta de ampliar dos 14% para 30% o acesso dos jovens ao ensino superior. No Nordeste o índice é de apenas 7%.

Por Alderi Dantas, 18/03/2013 às 16:17

Nordeste atua pouco no combate à violência contra a mulher, diz IBGE

Em 2012, de nove estados do Nordeste, cinco não atuavam na execução de políticas públicas para combater a violência contra as mulheres: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe. Outro estado que não combate a violência contra a mulher por meio de instrumentos estaduais é Rondônia.

Já os estados que mais atuaram em relação aos direitos da mulher nas áreas de educação, trabalho, saúde, segurança pública, violência, cultura, política e justiça foram Roraima, Maranhão e Mato Grosso. Os que atuaram em menos áreas de atendimento às mulheres foram Piauí, Paraíba e Minas Gerais.

Estas são algumas das revelações da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic), trabalho coordenado pela pesquisadora do IBGE Vania Maria Pacheco, nas 27 unidades da federação.

Importante frisar que o estado do Rio Grande do Norte vem desde 2003 sendo administrado por mulheres. Portanto, uma vergonha.

Por Alderi Dantas, 18/03/2013 às 11:25

Governo do RN decreta nova situação de emergência devido à seca

O Governo do Rio Grande do Norte publicou um novo decreto de situação de emergência nos municípios assolados pela seca. O novo decreto aumenta o número de municípios afetados pela falta de chuvas, que passa de 139 para 144 - 86% do total de 167 cidades potiguares.

"O decreto anterior tratava da estiagem. O novo decreto é mais abrangente, pois trata dos efeitos dessa estiagem que se prolonga no Rio Grande do Norte e ainda analisa a previsão de que ela irá continuar pelos próximos meses", explica o tenente-coronel Josenildo Acioli, coordenador estadual de Defesa Civil.

O decreto assinado pelo governadora Rosalba Ciarlini entrou em vigor no sábado (16) e é válido por 180 dias.

MUNICÍPIOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA CONFORME O DECRETO GOVERNAMENTAL:

1) Acari, 2) Assu, 3) Afonso Bezerra, 4) Água Nova, 5) Alexandria, 6) Almino Afonso, 7) Alto dos Rodrigues, 8) Angicos, 9) Antônio Martins, 10) Apodi, 11) Areia Branca, 12) Baraúnas, 13) Barcelona, 14) Bento Fernandes, 15) Bodó, 16) Brejinho, 17) Boa Saúde, 18) Bom Jesus, 19) Caiçara do Norte, 20) Caiçara do Rio do Vento, 21) Caicó, 22) Campo Redondo , 23) Caraúbas, 24) Carnaúba dos Dantas, 25) Carnaubais, 26) Cerro-Corá, 27) Coronel Ezequiel, 28) Campo Grande, 29) Coronel João Pessoa, 30) Cruzeta, 31) Currais Novos, 32) Doutor Severiano, 33) Encanto, 34) Equador, 35) Felipe Guerra, 36) Fernando Pedroza, 37) Florânia, 38) Francisco Dantas, 39) Frutuoso Gomes, 40) Galinhos, 41) Governador Dix-Sept Rosado, 42) Grossos, 43) Guamaré, 44) Ielmo Marinho, 45) Ipanguaçu, 46) Ipueira, 47) Itajá, 48) Itaú, 49) Jaçanã, 50) Jandaíra, 51) Janduís, 52 ) Japi, 53) Jardim de Angicos, 54) Jardim de Piranhas, 55) Jardim do Seridó, 56) João Câmara, 57) João Dias, 58) José da Penha, 59) Jucurutu, 60) Lagoa Nova, 61) Lagoa Salgada, 62) Lagoa d’Anta, 63) Lagoa de Pedras, 64) Lagoa de Velhos, 65) Lajes Pintadas, 66) Lajes, 67) Lucrécia, 68) Luís Gomes, 69) Macaíba, 70) Major Sales, 71) Marcelino Vieira, 72) Martins, 73) Messias Targino, 74) Monte das Gameleiras, 75) 76) Monte Alegre, 77) Mossoró, 78) Nova Cruz, 79) Olho d’Água dos Borges, 80) Ouro Branco, 81) Passagem, 82) Paraná, 83) Paraú, 84) Parazinho, 85) Parelhas, 86) Passa e Fica, 87) Patu, 88) Pau dos Ferros, 89) Pedra Grande, 90) Pedra Preta, 91) Pedro Avelino, 92) Pendências, 93) Pilões, 94) Poço Branco, 95) Portalegre, 96) Porto do Mangue, 97) Serra Caiada, 98) Rafael Fernandes, 99) Rafael Godeiro, 100) Riacho da Cruz, 101) Riacho de Santana, 102) Riachuelo, 103) Rodolfo Fernandes, 104) Ruy Barbosa, 105) Santa Cruz, 106) Santa Maria, 107) Santana do Matos, 108) Santana do Seridó, 109) Santo Antônio, 110) São Bento do Norte, 111) São Bento do Trairi, 112) São Fernando, 113) São Francisco do Oeste, 114) São João do Sabugi, 115) São José do Campestre, 116) São José do Seridó, 117) São M. do Gostoso, 118) São Miguel, 119) São Paulo do Potengi, 120)São Pedro, 120) São Rafael, 121) São Tomé, 122) São Vicente, 123) Senador Elói de Souza, 124) Serra Negra do Norte, 125) Serra de São Bento, 126) Serra do Mel, 127) Serrinha dos Pintos, 128) Serrinha, 129) Severiano Melo, 130) Sítio Novo, 131) Taboleiro Grande, 132) Taipu, 133) Tangará, 134) Tenente Ananias, 135) Tenente Laurentino Cruz, 136) Tibau, 137) Timbaúba dos Batistas, 138) Touros, 139) Triunfo Potiguar, 140) Umarizal, 141) Upanema, 142) Venha-Ver, 143) Viçosa e 144) Vera Cruz.

Por Alderi Dantas, 18/03/2013 às 10:03

17/03/2013

ARTIGO

O papa Francisco

Por Leonardo Boff, teólogo e escritor, autor de 'São Francisco de Assis: Ternura e vigor" (Vozes, 1999)

Nas redes sociais havia anunciado que o futuro papa iria se chamar Francisco. E não me enganei. Por que Francisco? Porque São Francisco começou sua conversão ao ouvir o Crucifixo da capelinha de São Damião lhe dizer: ”Francisco, vai e restaura a minha casa; olhe que ela está em ruinas” (São Boaventura, Legenda Maior II,1).

Francisco tomou ao pé da letra estas palavras e reconstruiu a igrejinha da Porciúncula, que existe ainda em Assis, dentro de uma imensa catedral. Depois entendeu que se tratava de algo espiritual: restaurar a “Igreja que Cristo resgatara com seu sangue” (op.cit). Foi então que começou seu movimento de renovação da Igreja, que era presidida pelo papa mais poderoso da história, Inocêncio III. Começou morando com os hansenianos e de braço com um deles ia pelos caminhos pregando o evangelho em língua popular e não em latim.

É bom que se saiba que Francisco nunca foi padre mas apenas leigo. Só no final da vida, quando os papas proibiram que os leigos pregassem, aceitou ser diácono à condição de não receber nenhuma remuneração pelo cargo.

Por que o cardeal Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome de Francisco? A meu ver foi exatamente porque se deu conta de que a Igreja está em ruinas pela desmoralização dos vários escândalos que atingiram o que ela tinha de mais precioso: a moralidade e a credibilidade.

Francisco não é um nome. É um projeto de Igreja, pobre, simples, evangélica e destituída de todo o poder. É uma Igreja que anda pelos caminhos, junto com os últimos; que cria as primeiras comunidades de irmãos que rezam o breviário debaixo de árvores junto com os passarinhos. É uma Igreja ecológica que chama a todos os seres com a doce palavra de “irmãos e irmãs”. Francisco se mostrou obediente à Igreja dos papas e, ao mesmo tempo, seguiu seu próprio caminho com o evangelho da pobreza na mão. Escreveu o então teólogo Joseph Ratzinger: ”O não de Francisco àquele tipo imperial de Igreja não poderia ser mais radical, é o que chamaríamos de protesto profético” (em Zeit Jesu, Herder 1970, 269). Ele não fala, simplesmente inaugura o novo.

Creio que o papa Francisco tem em mente uma Igreja assim, fora dos palácios e dos símbolos do poder. Mostrou-o ao aparecer em público. Normalmente os papas, e Ratizinger principalmente, punham sobre os ombros a mozeta, aquela capinha, cheia de brocados e ouro, que só os imperadores podiam usar. O papa Francisco veio simplesmente vestido de branco. Três pontos são de ressaltar em sua fala inaugural, e são de grande significação simbólica.

A primeira: disse que quer “presidir na caridade”. Isso desde a Reforma e nos melhores teólogos do ecumenismo era pedido. O papa não deve presidir como um monarca absoluto, revestido de poder sagrado como o prevê o direito canônico. Segundo Jesus, deve presidir no amor e fortalecer a fé dos irmãos e irmãs.

A segunda: deu centralidade ao Povo de Deus, tão realçada pelo Vaticano II e posta de lado pelos dois papas anteriores em favor da Hierarquia. O papa Francisco, humildemente, pede que o Povo de Deus reze por ele e o abençoe. Somente depois, ele abençoará o Povo de Deus. Isto significa: ele está aí para servir e não para ser servido. Pede que o ajudem a construir um caminho juntos. E clama por fraternidade para toda a humanidade, onde os seres humanos são se reconhecem como irmãos e irmãs mas atados às forças da economia.

Por fim, evitou toda a espetacularização da figura do papa. Não estendeu os braços para saudar o povo. Ficou parado, imóvel, sério e sóbrio, diria, quase assustado. Apenas se via a figura branca que olhava com carinho para a multidão. Mas irradiava paz e confiança. Usou de humor falando sem uma retórica oficialista. Como um pastor fala aos seus fiéis.

Cabe por último ressaltar que é um papa que vem do Grande Sul, onde estão os pobres da Humanidade e onde vivem 60% dos católicos. Com sua experiência de pastor, com uma nova visão das coisas, a partir de baixo, poderá reformar a Cúria, descentralizar a administração e conferir um rosto novo e crível à Igreja.

Postado em 17/03/2013 às 12:00

16/03/2013

Professor de Economia da UERN/Assu faz palestra em evento do IPEA, em Brasília

O economista e professor do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado ‘Prefeito Walter de Sá Leitão', em Assu, Joacir Rufino de Aquino, será um dos palestrantes da 3ª Conferência do Desenvolvimento (CODE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O evento acontecerá de 19 a 21 de março, em Brasília, e abrangerá uma ampla programação onde serão discutidos vários temas referentes ao desenvolvimento econômico brasileiro, conforme consta no site: http://www.ipea.gov.br/code/.

De acordo com a programação oficial do referido evento (http://www.ipea.gov.br/code/programacao), o professor Joacir Aquino será um dos palestrantes da Mesa CODE, que irá discutir (no dia 21/03) os resultados da pesquisa “Caracterização da Agricultura Brasileira a partir do Censo Agropecuário 2006”, fruto da parceria do IPEA com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na pesquisa, coordenada pelo prof. Sergio Schneider (PGDR/UFRGS), o economista Joacir Aquino coordenou o subprojeto intitulado “Caracterização do público potencial do Pronaf B na região Nordeste e em Minas Gerais: uma análise baseada nos dados do Censo Agropecuário 2006”.

Por Alderi Dantas, 16/03/2013 às 16:21

15/03/2013

Duplicação da BR-304 está orçada em R$ 1 bilhão, diz Dnit

A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se reunirá na próxima semana com a direção-geral do órgão em Brasília, onde o prazo e o início das obras de duplicação da BR-304 serão discutidos.

O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da obra é de 2009 e o custo atinge o montante de R$ 1 bilhão, fruto de outros serviços exigidos em toda a sua extensão como: terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de artes especiais (pontes e viadutos) e desapropriações.

A BR-304 é considerada uma das vias mais perigosas do RN, com elevados índices de acidentes ao longo dos anos.

Por Alderi Dantas, 15/03/2013 às 15:35

14/03/2013

CNBB confirma vinda do novo papa ao Brasil em julho

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, afirmou na manhã desta quinta-feira, 14, que o papa Francisco confirmou ainda ontem que visitará o Brasil em julho para a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro.

A expectativa é que 2 milhões de pessoas participem do encontro. A eleição do cardeal argentino, porém, deverá "aumentar a curiosidade" das pessoas em relação à JMJ e atrair um número ainda maior de jovens, principalmente, de países vizinhos ao Brasil.

Por Alderi Dantas, 14/03/2013 às 15:30

11/03/2013

Tribunal de Justiça do RN passa a emitir certidões de antecedentes pela Internet

O cidadão que precisar obter uma certidão negativa de antecedentes criminais ganhou agora uma ferramenta ágil e prática. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte passou a oferecer em seu site a emissão do documento, de forma gratuita.

Após fornecer suas informações pessoais ao sistema, o usuário tem a opção de imprimir a certidão, realizar o seu download ou de recebê-la em seu endereço de e-mail. O documento é devidamente autenticado e sua validade pode ser conferida posteriormente.

O serviço está disponível no endereço eletrônico www.tjrn.jus.br, no link do e-SAJ (Sistema de Automação da Justiça).

Por Alderi Dantas, 11/03/2013 às 21:18

10/03/2013

ARTIGO

Violência doméstica contra a mulher

Por Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras - Promotora de Justiça/RN

A Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tornou-se a lei mais popular do país. É considerada pela ONU como a terceira melhor lei de enfrentamento à violência doméstica do mundo. Apesar disso, muitas pessoas ainda pensam que violência doméstica contra a mulher só acontece em locais onde a pobreza, a falta de instrução, o uso de drogas ou o alcoolismo estão presentes. Não é o que a realidade demonstra. E a própria Maria da Penha é prova disso. Uma mulher de classe média, profissional, com terceiro grau em educação, não se olvidou em divulgar a situação de violência que viveu e exigir justiça.

É nessa vertente que a violência doméstica contra a mulher é o fenômeno social, tratado como violação aos direitos humanos. Não é questão privada, como muitos pensam. E a pior orientação que alguém pode dar é que "em briga de marido e mulher, ninguém põe a colher". Ou que ninguém tem nada a ver com os gritos da vizinha pedindo socorro porque ela é a mulher "dele", sua propriedade, e está dentro do espaço privado do lar.

Qualquer pessoa pode e deve denunciar a violência doméstica contra a mulher, seja acionando diretamente a polícia ou o disque 180. Muitas vidas já foram salvas através de denúncias anônimas ou de pessoas que se interessaram em fazer cessar uma grave violação aos direitos humanos.

Ainda há muito preconceito, até mesmo entre aqueles que operam o direito, quanto à mulher vítima de violência doméstica, tendendo a afirmar que, em pouco tempo, ela voltará a conviver com ele e "apanha porque gosta".

Sem adentrar às teorias científicas que buscam explicar a dominação masculina, é preciso compreender que a mulher em contexto de violência (sexual, física, psicológica, moral e patrimonial), muitas vezes é envolvida em uma rede, em que o agressor a torna indigna de credibilidade, a fazendo parecer louca, sem noção da realidade. Há casos em que o agressor engendra uma situação de dependência e dominação tamanhas que a porta está aberta e a mulher não consegue sair.

Geralmente, a mulher não sabe quando e como começou a violência. Tudo começa com a palavra áspera, o desmerecimento, a diminuição enquanto pessoa, mulher, mãe, o xingamento, o sentimento de posse, o isolamento da família e dos amigos, a proibição de vestir roupas e frequentar lugares, o controle dos telefonemas, não poder falar com determinadas pessoas, não poder trabalhar ou ir à escola, evoluindo até o empurrão, o tapa, o puxão de cabelo, fazer sexo contra a vontade, e os espancamentos mais graves.

Por óbvio, em meio a isso tudo, há reconciliações, pedidos de perdão, presentes, promessas, e, mais uma vez, a confiança e a esperança de que tudo vai acabar. Entretanto, o ciclo da violência não é autofágico, não desaparece sozinho. A procura de ajuda é fundamental. É a porta de saída. Muitas vezes, não só a porta da liberdade, da sanidade, do respeito e da dignidade, mas da própria vida.

O exemplo de Maria da Penha, de indignação, não conformação e busca pela sobrevivência, revela que toda mulher vítima de violência doméstica poderá alcançar êxito quando procura ajuda. Há muitos lugares de acolhimento para essa mulher. O que ela deve fazer é conversar, relatar o problema a alguém. Pode ser uma amiga, um familiar, um profissional, um religioso, enfim, uma escuta, um olhar de fora, que argumente, esclareça, revele. Essa ajuda para enxergar é o primeiro passo para que a reflexão se transforme em atitude.

Além da Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, OAB, Conselho Municipal da Mulher, ONG's que atuam em defesa da mulher, unidades de saúde, Juizado da Violência Doméstica e da Promotoria de Defesa da Mulher, existe outro espaço de escuta de acolhimento da mulher no Ministério Público. O NAMVID, que tem equipe multidisciplinar, atende diariamente mulheres para orientar, encaminhar e buscar soluções. O silêncio da mulher, e de quem tem conhecimento de uma situação de violência contra a mulher, é o principal alimento para a continuidade da violência. Denuncie!

Postado em 10/03/2013 às 12:00  

09/03/2013

Dilma garante duplicação da BR-304, diz Henrique

A homenagem promovida pelas federações da Indústria, do Comércio, das Empresas de Transportes Rodoviários e da Agricultura ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), transformou-se em um evento de anúncio da execução dos projetos de infraestrutura para o Rio Grande do Norte.

Ao discursar, o deputado Henrique Eduardo Alves disse que teve da presidenta Dilma Rousseff a garantia de que, em dez dias, será iniciada a licitação para duplicação da Reta Tabajara, obra orçada em R$ 150 milhões.

Outro projeto anunciado foi o da duplicação BR 304. Segundo ele, em 15 dias, após aprovado o orçamento da União, o que será feito na próxima terça-feira (12), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) lançará a licitação.

Por Alderi Dantas, 9/03/2013 às 22: 35

Flor do Caribe, novela da Rede Globo, é lançada em Natal

Aconteceu neste sábado (9), no Iate Clube, em Natal, o lançamento da nova novela das seis, da Rede Globo, Flor do Caribe. O evento reuniu autoridades do estado e contou ainda com a presença da atriz Bete Mendes, que na trama interpreta a mãe de Cassiano (Henri Castelli) um homem dividido entre dois amores: a paixão de voar e a paixão por Ester (Grazi Massafera). A novela é escrita por Walther Negrão e estreia nesta segunda-feira (11). 

Em Flor do Caribe, Vila dos Ventos é um dos destinos preferidos dos turistas. Durante mais de 30 dias de gravação, elenco e produção gravaram em Pipa, Genipabu, Baía Formosa, Dunas do Rosado, Barra do Cunhaú e Currais Novos.


Por Alderi Dantas, 9/03/2013 às 22:16 - Foto: João Maria Alves/TN

IDE e Sinduscon/RN lançam portal reunindo dados da Educação do RN

Parceria do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN), foi lançado nesta sexta-feira, 8, o portal Observatório da Educação do RN.

O portal se propõe a reunir informações sobre a realidade da escola pública, tendo como principal foco as escolas potiguares e oferece um ambiente de estudo, análise e reflexão sobre o cenário educacional do Rio Grande do Norte que tem 15,8% de analfabetos, segundo Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), o dobro da média nacional e apenas um ponto percentual abaixo da média regional. Quanto à evasão escolar, tem o pior índice do país, com 19,3% dos alunos matriculados no ensino médio (público e privado) fora da escola antes de concluir os estudos. Já os números relativos à reprovação, o Estado é o quinto, com 8%. O Rio Grande do Norte tem 15,8% de analfabetos, segundo Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), o dobro da média nacional e apenas um ponto percentual abaixo da média regional. Quanto à evasão escolar, tem o pior índice do país, com 19,3% dos alunos matriculados no ensino médio (público e privado) fora da escola antes de concluir os estudos. Já os números relativos à reprovação, o Estado é o quinto, com 8%.

Por Alderi Dantas, 9/03/2013 às 17:21

Vaticano instala chaminé que anunciará eleição do novo papa

A chaminé pela qual sairá a fumaça branca que anunciará ao mundo que a Igreja Católica tem um novo papa foi instalada neste sábado na Capela Sistina, local do conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI.

O conclave terá início terça-feira, 12, e a eleição só será encerrada quando um candidato receber mais de dois terços dos votos, ou seja, 77 dos 115 possíveis.

A cada votação realizada, as cédulas são queimadas em um dos fornos instalados na capela. Caso nenhum cardeal obtenha dois terços dos votos, o sistema libera uma fumaça preta, feita com a queima dos papéis, misturados a um produto químico. Quando a escolha do pontífice é concluída, a chaminé solta uma fumaça branca.

O resultado é esperado até o fim da mesma semana. Desde o início do século XX, nenhum conclave durou mais que cinco dias.

Por Alderi Dantas, 9/03/2013 às 16:07

Dilma no Dia Internacional da Mulher

A Presidenta anunciou que o governo federal vai instalar, em cada estado, um centro de atendimento integral à mulher, que contará, entre outros serviços especializados, com um setor de prevenção e atenção contra a violência doméstica, e outro de apoio à mulher, com ferramentas de estímulo ao pequeno negócio, como o microcrédito e a capacitação profissional. Dilma pediu o compromisso e participação de todos para intensificar o combate contra o tráfico sexual e a violência doméstica.

"Faço um especial apelo e um alerta àqueles homens que, a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiverem".

Por Alderi Dantas, 9/03/2013 às 13:36

07/03/2013

PV vai oficializar oposição ao governo de Rosalba

Em reunião, extraordinária, o Partido Verde (PV) assumiu ser de oposição ao governo Rosalba Ciarlini. Até a próxima semana, a legenda deverá emitir um comunicado apontando uma série de fatos e situações que o levaram a seguir o caminho da oposição.

O senador Paulo Davim, presidente estadual da legenda, observou que para o PV a temática da posição perante a gestão estadual não é difícil, já que o partido nunca participou das decisões de qualquer que seja o assunto e também não tem indicação de nenhum cargo no Governo.

Com o anúncio, o PV se torna a primeira legenda, que apoiou Rosalba Ciarlini como candidata ao Governo, a ir para a oposição.

Por Alderi Dantas, 7/03/2013 às 11:40

05/03/2013

Vereadores de Assu abrem o ano com mensagem do prefeito Ivan Júnior

A Câmara Municipal do Assu abre o ano legislativo nesta terça-feira, 5, às 20h, com a leitura da mensagem anual do prefeito Ivan Lopes Júnior.

A primeira sessão plenária do legislativo assuense de 2013 será na próxima quinta-feira, 7, sob a presidência do vereador Heliomar Cortêz Alves.

Por Alderi Dantas, 5/03/2013 às 17:01

04/03/2013

Inscrições para o Bolsa Educação terá início nesta segunda-feira, 4

As inscrições para o Bolsa Educação, programa de apoio financeiro da prefeitura municipal do Assu no sentido de auxiliar no transporte de alunos que cursem graduação ou ensino técnico em instituições de ensino localizadas em outro município.

Para participar do programa, é preciso que o estudante comprove residir no município, está na faixa de baixa renda da população ou em situação de vulnerabilidade, critérios utilizados para todo e qualquer programa social no país.

As inscrições para participar do programa deverão ser feitas na secretaria municipal de Desenvolvimento Social no período de 4 a 8 de março, das 8h às 16h, através do preenchimento do formulário especifico de requerimento disponível na secretaria.

As orientações necessárias e a relação completa de documentos exigidos para inscrição estão publicadas no Diário Oficial do Município, edição 2128, de 1º de março de 2013, disponível no endereço www.assu.rn.gov.br 

Por Alderi Dantas, 1/03/2013 às 09:05

Médicos afirmam ter curado bebê com HIV

Uma equipe médica dos Estados Unidos anunciou que conseguiu curar um bebê infectado pelo vírus HIV pela primeira vez na história, um caso que poderia abrir um novo capítulo no tratamento das crianças soropositivas.

Infectado pela mãe, que durante a gravidez não tomou os medicamentos que poderiam ter evitado a transmissão do vírus, o bebê - uma menina nascida no Mississipi no final de 2010 - passou a receber um tratamento agressivo de retrovirais após 30 horas de seu nascimento, algo que não é habitual, informou o jornal 'New York Times' em sua edição online.

'A menina, que tem agora dois anos e meio, não recebeu nenhum tipo de medicamento e, o melhor, não foi registrado sinais de vírus ativos', afirmou Deborah Persaud, pesquisadora da Universidade de Johns Hopkins em Baltimore (Maryland) e principal autora do estudo que documenta o caso do bebê.

Apesar da necessidade de colher mais provas para comprovar se o tratamento em questão funciona em outras crianças, os pesquisadores acreditam que o HIV em bebês pode ter cura e, por isso, antecipam que esse estudo poderá mudar a forma de tratar os recém-nascidos e as mães infectadas no mundo todo.

Por Alderi Dantas, 4/03/2013 às 09:01

02/03/2013

Morre o ex-reitor da Uern Gonzaga Chimbinho

Por Carlos Santos - blog 

Notícia muito ruim para esta noite de sábado.

Morreu, em Natal, o ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Gonzaga Chimbinho. Estava em tratamento contra o câncer, doença que há anos o incomodava.

A informação sobre sua morte foi passada ao Blog por volta de 21h de hoje. Estava internado no Hospital Natal Center.

O seu velório vai acontecer no Teatro Municipal Dix-huit Rosado (Mossoró) e o sepultamento ainda não tem horário definido. O mais provável é que aconteça nesse domingo (3), às 16h.

Chimbinho era empresário do setor de livros e materiais didáticos (Livraria Independência), bem como escritório (loja A Escrita).

Foi reitor por dois mandatos nos anos 90 e também se destacou na Fundação de Cultura, órgão da Prefeitura de Mossoró, convocado para a segunda gestão Rosalba Ciarlini (DEM).

Ficou cerca de 12 anos no cargo

Homem de perfil moderado, diplomático e de fino trato interpessoal, deixa um leque de amigos e admiradores.

Que descanse em paz!

Postado em 02/03/2013 às 21:55

01/03/2013

Juiz entende que Rosalba praticou "atos ilícitos" e penaliza Cláudia Regina

Os mandatos da prefeita de Mossoró Claudia Regina e do vice Wellington Filho foram cassados nesta sexta-feira, 1º de março, pelo juiz eleitoral Herval Sampaio. Na decisão, o juiz admite que não houve participação de Cláudia e Wellington em quaisquer fatos analisados, mas entendeu que eles foram beneficiados pelos atos da governadora Rosalba Ciarlini, em Mossoró, durante a campanha.

O juiz também determina a realização de novas eleições, devendo a Prefeitura ser assumida pelo presidente da Câmara Municipal de Mossoró.

Por Alderi Dantas, 1/03/2013 às 17:47